Projeto Sonora Brasil em São Luís

01/07/2009 às 00:00 por Viviane Franco

O Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais – volta à capital maranhense, dessa vez com o concerto “O Violão nas Regiões Nordeste e Sul”. Pela primeira vez, em 12 anos, o projeto traz um representante maranhense, o violonista João Pedro Borges. Uma edição ímpar para o público do Maranhão, que poderá conferir de perto a apresentação do instrumentista, no dia 05 de julho, às 19h30, no Teatro Alcione Nazaré – antigo Odylo Costa Filho. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

 
Desde o mês de maio, João Pedro divide o palco com o também violonista Daniel Wolff, representando o Rio Grande do Sul. Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como compositor, arranjador e didata.
 
O Projeto, iniciado em Porto Alegre, vem percorrendo 20 estados do país, levando a música do nordeste e do sul em 80 apresentações. No repertório, composições de grandes músicos, como Marlos Nobre, Nicanor Teixeira, José Siqueira (fundador da orquestra Sinfônica Brasileira) e peças inéditas dadas pelo próprio compositor.
           
João Pedro Borges, que completa 38 anos de carreira, começou a estudar violão clássico com o professor, também maranhense, Luís Almeida. Em 1970, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou com grandes músicos, como Jodacil Damaceno, Ian Guest e Turíbio Santos. Com um currículo vasto, participou de diversos concertos, como "Rede Nacional de Música", "Circuito Sul América", "Bienal de Música Brasileira Contemporânea", "Série Bach-Barrocos", "Semanas" e "Festivais Villa-Lobos", entre outras apresentações.
 
Entre as obras musicais, homenagens a grande autores com Villa-Lobos, Bach e Barrios, além de parcerias com Turíbio Santos e com a Camerata Carioca. Ao lado de Turíbio Santos gravou diversos discos, destaque para Choros do Brasil, 1977, e Valsas e Choros, 1977, em que os maranhenses apresentam nova abordagem à obra de nomes como Dilermando Reis, Ernesto Nazareth, João Pernambuco, entre outros. 
 
De volta à terra natal, João Pedro Borges assumiu a direção da Escola de Música do Estado Lilah Lisboa. “Retornei a São Luís em 1996, e aqui pude estar em contato com o SESC, que para mim, tem uma maravilhosa filosofia. Participar do Sonora Brasil é uma grande honra”, afirma João Pedro. E completa: “um dos diferenciais do circuito é poder tocar para pequenos e grandes públicos, e todos são vistos da mesma forma. É importante estar em contato com as diversidades de cada região, e levar a cultura nordestina para outros centros”.
 
No show apresentado em São Luís, o artista pretende mostrar a obra de compositores brasileiros que contribuíram para a consagração do violão dentro da cultura nacional. 
 
O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, projetando no tempo a produção nacional escrita e de tradição oral. Uma iniciativa que já se consolidou como uma das ações nacionais mais importantes realizadas sistematicamente na área da música. Por intermédio desse projeto, grupos identificados com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, dos primórdios aos tempos atuais, circulam anualmente pelo País, levando apresentações de grande qualidade tanto às capitais, quanto a cidades do interior.