Projeto Dramaturgia apresenta Leituras Encenadas

06/07/2009 às 00:00 por Viviane Franco

          A produção teatral ganha um novo incentivo, em São Luís, com a realização da edição 2009 do Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena, promovido pelo SESC em parceria com o Departamento Nacional. O projeto, realizado 2 vezes por ano, teve sua primeira etapa no mês de abril, e agora segue com a Apresentação das Leituras Dramáticas, nos dias 08 e 09 de julho, às 19h30, no Teatro Alcione Nazareth, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Praia Grande. 

A apresentação é fruto dos debates sobre o papel da dramaturgia no campo teatral, através de uma série de atividades realizadas no projeto, como oficina para diretores e atores, mesa redonda, exibição de filmes, apresentações artísticas e leituras encenadas. O Leituras Dramáticas conta com os títulos como “O Lixo”, de Luís Fernando Veríssimo; “Comunhão de Bens”, de Alcyone de Araújo; “Entre a missa e o almoço”, de Arthur Azevedo; “Prima Dona”, de José Maria Monteiro; e “O Alto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.
 
O Projeto é voltado para artistas de teatro, professores e estudantes com interesse pelas Artes Cênicas. O sucesso já é comemorado no Maranhão, credibilidade alcançada ano após ano. Em 2008, novas propostas da leitura dramática foram apresentadas a grupos comunitários de teatro e novos atuantes da área cênica da capital e cidades vizinhas.
 
A idéia foi realizada pela primeira vez em 2005. Na época, reuniu jovens artistas e estudantes, professores e mestres da UFMA, atores e diretores teatrais e demais interessados. Através das inúmeras atividades, alguns objetivos foram alcançados, dentre eles destacamos o incentivo a prática da leitura de textos teatrais nacionais; a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo; o intercâmbio e a integração entre os artistas da área.