Palco Giratório

14/07/2009 às 00:00 por Viviane Franco

 

PROJETO PALCO GIRATÓRIO
 
 
O Circuito Nacional SESC de Artes Cênicas, traz a São Luís, nos dias 14 a 16 de julho, o Projeto Palco Giratório, com a apresentação dos espetáculos de dança contemporânea Cultura Bovina, da GINGA Companhia de Dança, do Mato Grosso do Sul, nos dias 14 e 16, e o Badulaque, da maranhense Pulsar Cia de Dança, no dia 15. As apresentações começam às 20h, no Teatro Arthur Azevedo e a entrada pode ser adquirida no local através de 2kg de alimentos não perecíveis para ajudar a Campanha SESC Solidário.
Paralela as apresentações teatrais, será realizada, na Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo, a oficina O que é dança?, desenvolvida pela GINGA Cia de Dança. No dia 15 de julho, das 9h às 13h, a oficina será destinada a bailarinos e, no dia 16, no mesmo horário, aos adolescentes entre 10 e 15 anos. Com inscrições gratuitas, os participantes desfrutarão de atividades artísticas com intuito de fomentar a formação de novas platéias para danças contemporâneas, bem como possibilitar a construção de conhecimento a respeito da arte em geral.
Continuando a programação do Palco Giratório, no dia 18 de julho, das 10h30 às 12h, no Auditório do SESC Deodoro, acontecerá a mesa redonda Pensamentos Giratórios, com o tema “Regionalidade na Dança Contemporânea”, encerrando as atividades a cerca da discussão sobre os temas cênicos. Entrada franca.
 
Palco Giratório

                        O Palco Giratório, iniciado em 1998, transformou-se numa rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas no Brasil, contribuindo para a difusão dessa arte no Estado, oferecendo oportunidades de trabalho para a classe artística, bem como oportunizar à população a apreciação de espetáculos teatrais.


Espetáculo Cultura Bovina
 
O espetáculo de dança regional, apoiado no processo de pesquisa corporal iniciada pelo coreógrafo Chico Neller em 2000, discute a exploração, poder e prazer do animal a caminho, único e unilateral, do abate, sem nada poder fazer para evitar. A representação se dá como uma metáfora da vida bovina, em que o elenco se movimenta dentro de um cubo de alumínio, ao som de instrumentos regionais misturados com