Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena

29/07/2009 às 00:00 por Viviane Franco

 O projeto Dramaturgia: Leituras em Cena, promovido pelo SESC, chega à sua 2ª etapa e realiza nos dia 15, 16 e 17, a Oficina “O Ator Dramaturgo do Século XXI e Método Simples para Teatro Contemporâneo”. A oficina acontece no Auditório do SESC Deodoro, no horário das 9h às 13h. Inscrições gratuitas no período de 1º a 9 de agosto na Central de Atendimento do SESC Deodoro, em horário comercial. Os interessados deverão apresentar currículo artístico no ato da inscrição.  

Trata-se de um workshop, ministrado pelo autor e diretor teatral, César Almeida, e propõe um debate sobre a temática da contemporaneidade teatral, através de 3 seminários, começando pelo Método Simples para Teatro Contemporâneo, publicado no livro “O Teatro da Rainha de 2 Cabeças”.  Na discussão ainda a escrita contemporânea.  
 
A oficina visa estimular nos participantes a produção de uma dramaturgia contemporânea, através do fomento da idéia de um novo movimento para o novo século. Estimulando a cultura local para que tenha maior identidade.
 
O Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena, é uma parceria entre SESC e Departamento Nacional, voltado para artistas de teatro, professores e estudantes com interesse pelas Artes Cênicas. O sucesso já é comemorado no Maranhão, credibilidade alcançada ano após ano. Em 2008, novas propostas da leitura dramática foram apresentadas a grupos comunitários de teatro e novos atuantes da área cênica da capital e cidades vizinhas.
 
A idéia foi realizada pela primeira vez em 2005. Na época, reuniu jovens artistas e estudantes, professores e mestres da UFMA, atores e diretores teatrais e demais interessados. Através das inúmeras atividades, alguns objetivos foram alcançados, dentre eles destacamos o incentivo a prática da leitura de textos teatrais nacionais; a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo; o intercâmbio e a integração entre os artistas da área.