SESC participa da assinatura do Qualitur

11/09/2009 às 00:00 por Viviane Franco

O setor turístico ganhou um novo incentivo em São Luís, com o lançamento do Qualitur, Plano Municipal de Qualificação Profissional em Turismo, realizado na manhã desta quinta-feira, 10, na Secretaria Municipal de Turismo. O evento contou com a presença do Prefeito de São Luís, João Castelo, do secretário municipal de turismo, Liviomar Macatrão, da Diretora Regional do SESC, Remédios Pereira, do Diretor Regional do Senac, Ahirton Batista Lopes, além de representantes de outros órgãos ligados ao turismo.

Segundo João Castelo, com esse projeto, São Luís mostrará ao Brasil que tem pessoal capacitado para atender o turista nos mais diversos segmentos e, com isso, fazer com que as pessoas que visitam a cidade voltem e também divulguem o roteiro a fim de que todos possam conhecer a capital maranhense. “Para desenvolver o turismo, temos que ter pessoal qualificado e especializado no setor”, frisou o prefeito.
 
 
O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Liviomar Macatrão, disse que o Qualitur é um grande projeto para São Luís. “É com imenso prazer que nós reunimos aqui, hoje, os parceiros do Qualitur. A meta da Prefeitura de São Luís é colocar a nossa capital na lista dos dez destinos mais procurados do Brasil”, afirmou.
 
Durante a solenidade, o prefeito assinou o termo de parceria com os os órgãos que apóiam o projeto e estarão envolvidos na qualificação profissional. Selaram o ato representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Lula Filho, e de Agentes de Viagem (Abav), Ana Carolina Medeiros; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Manuel Pedro; do Convention Bureau, Beatriz Borges; do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Airton Lopes, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Turismo), Maria dos Remédios.
 
Os cursos do Qualitur terão início ainda este mês de setembro com previsão de término para o mês de dezembro. Ainda no evento, foi exibido o vídeo de uma campanha contra a violência sexual que está sendo desenvolvida pela Setur.
 
Foco do Qualitur – O foco do projeto é a melhoria na prestação de serviços e produtos vinculados ao setor turístico em São Luís. Dentre as ações, destacam-se capacitações para a comunidade e setores específicos do trade turístico como transportes, alimentos e bebidas, hotelaria, artesanato, eventos, locadoras de veículos e outros.
 
 
O programa de qualificação tem como alvo ainda a área de informações turísticas, qualidade no atendimento, recepção turística, alimentos e bebidas, preparação de drinks e coquetéis, aperfeiçoamento profissional, inglês, cerimonial, etiqueta e protocolo. O público atendido abrange taxistas, garçons, recepcionistas de hotéis, locadoras e artesãos.
 
A intenção que baliza este plano é o fortalecimento do turismo de São Luís por meio da qualificação dos profissionais que atuam no setor e da capacitação da comunidade em geral na prestação de serviços e informações sobre a cidade.
O crescimento do turismo na cidade com o aumento no fluxo de visitantes e a dinamização do setor econômico são motivos fundamentais para que o setor esteja amplamente qualificado e, dessa forma, possa consolidar São Luís como destino turístico destacado no Brasil.