SESC se prepara para IV Mostra Guajajara de Arte

23/09/2009 às 00:00 por Viviane Franco

               Tudo pronto para a realização da IV Mostra SESC Guajajara de Artes, que acontece no período de 23 a 29 de outubro em São Luís. A mostra integra a Rede SESC de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, e inclui uma vasta programação dedicada a todos os públicos, nas linguagens de Teatro, Dança, Cinema, Música, Circo, Tradição Oral – folclórico e indígena. O objetivo é incentivar e valorizar a produção artística maranhense. Além de ampliar as dimensões política de difusão cultural e estimular a sensibilidade do público, com apresentação de espetáculos, shows, exposições, debates, oficinas, vivências, incentivando assim capacitação dos profissionais da área, possibilitando novos acontecimentos para o fomento e a circulação das artes no país.

 
Grupos artísticos locais interessados em participar da mostra podem se inscrever até esta sexta-feira, dia 25 de setembro. Mais detalhes no Regulamento 2009, ou no site no www.mostrasescguajajaradeartes.blogspot.com. As socilicitações das fichas de inscrição deverão ser feitas ao e-mail: isoneth.sesccultura@gmail.com
 
Integrada à mostra, acontecerá uma das etapas do Projeto Nacional Palco Giratório. O evento terá abertura oficial no dia 23 de outubro de 2009, a partir das 17h com a realização de um cortejo artístico pelas ruas da Capital.
 
   O público terá acesso livre a todas as atrações da IV Mostra Sesc Guajajara de Artes, sendo que nos espaços fechados e com número de vagas limitadas, a exemplo do Teatro João do Vale, Teatro Arthur Azevedo Teatro Itapecuraíba e Circo Cultural da Cidade, o acesso será mediante a troca de 1k de alimento não-perecível por uma senha, de acordo com a capacidade do local e ordem de chegada.
 
Esse ano o SESC Maranhão, dando continuidade a sua proposta de incentivo, reconhecimento e valorização da cultura se organiza para também celebrar o título “São Luís capital brasileira da cultura 2009” através de suas programações.
 
Em seu 4º ano a Mostra SESC Guajajara se efetiva como um projeto de continuidade no plano de desenvolvimento sócio cultural da instituição por concentrar um grande número de ações que estimulam o desenvolvimento cultural do nosso Estado, tendo como foco a valorização da produção cultural local nas Artes, com destaque para as artes cênicas, qualificando os serviços, incentivando os elos da cadeia produtiva, com fins de aperfeiçoar o olhar do espectador e incentivar a Economia da cultura.
 
Com a participação de 90% dos grupos, artistas e técnicos atuantes em São Luís na área cênica, ao longo desses anos, a Mostra SESC Guajajara tem inúmeras contribuições culturais que estimularam o desenvolvimento cultural de nossa cidade entre elas destacamos: alguns grupos cênicos se constituíram como empresa cultural; muitos.grupos iniciaram o processo de formatação de projetos para concorrência em premiações nacionais; incentivou-se a produção de novos espetáculos; grupos de pesquisa da universidade se uniram às companhias pra estudo e montagem de espetáculos; realiza-se no Estado há 04 anos a Semana Maranhense de Dança e de Teatro; ampliou-se a oferta de serviços na área cênica; ampliou-se a oferta de qualificação e capacitação para grupos, graduandos em Arte e técnicos.
 
Convidados já confirmados:
 
Especial do Projeto Palco Giratório 2009
 
Espetáculo ANGU DE SANGUE / PE
Espetáculo DIÁRIO DE UM LOUCO/ PB
 
Outros convidados
Shows: 
 
“César Nascimento e Banda no Pré-lançamento do DVD Ilha Magnética” dia 23/10
“ Pé de Dendê” / BA
“ Nós e Eles no Reggae” Banda Legenda/MA, Banda Lu Brass/RR e Banda Jaaf Reggae/PA
 
Espetáculos:
“O cachorro” /RJ – teatro adulto
“O tal do quintal” / SP – dança contemporânea
“As Moscas” /DF – teatro adulto