SESC realiza campanha de arrecadação de pães

15/10/2009 às 00:00 por Viviane Franco

           O SESC, através do Programa Mesa Brasil, comemora, nesta sexta-feira, 16, o Dia Internacional do Pão com uma campanha de arrecadação de pães. O objetivo é distribuir os produtos a cerca de 2 mil famílias da Cidade Olímpica, São Raimundo e Divinéia. A abertura oficial do Dia do Pão acontece a partir das 8h, na Assembléia Legislativa do Maranhão, com um seminário tendo como temática a alimentação. Na ocasião serão apresentadas experiências de sucesso, incluindo o Programa Mesa Brasil.
 
Esse ano, a expectativa é arrecadar 20 mil pães, e para isso conta com o apoio da UFMA, CEST, CEUMA, Faculdade São Luís e de empresas como Pão Nosso, Supermercados Carone, Mateus e Moinho de Trigo. A campanha é parte das comemorações da Semana Mundial da Alimentação.
 
Comemoração
 
Em novembro de 2000, em Nova York, a UIB – International Union of Bakers and Bakers-Confectioners – instituiu, oficialmente, o dia 16 de outubro como o Dia Internacional do Pão. A iniciativa tem como objetivo valorizar o produto mais popular nas mesas de todo o mundo, lembrando de sua importância na composição da alimentação diária.
 
Histórico
 
É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo. Eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas. O pão chegou à Europa em 250 a.C. sendo preparado em padarias. No século XVII o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães. No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros enquanto na França o pão era de miolo branco e casca dourada. O pão francês que tanto é usado no Brasil não tem muito a ver com os verdadeiros pães francês, pois a receita do pão francês no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.