SESC Comemora o Dia do Comerciário

16/10/2009 às 00:00 por Viviane Franco

          Em comemoração ao Dia do Comerciário, o SESC preparou dois dias de atrações para a classe, no SESC Turismo. Neste domingo, 18, das 9h30 às 13h, torneios de futsal e sinuca, bingo e sorteio de duas bicicletas compõem a programação, divertindo os presentes, com a animação começa às 12h30 e se estende até às 15h30, e fica por conta do grupo de pagode de Vamus de Samba.

         O feriado é garantido graças ao acordo da Convenção Trabalhista outubro/novembro de cada ano. Embora a data oficial seja no dia 30 de outubro, a exemplo de outros Estados, no Maranhão é comemorada em outra data. O acordo assinado entre a Federação do Comércio e sindicatos filiados, dispõe que: “fica estabelecido que não haverá expediente nas empresas abrangidas pela presente Convenção Coletiva de Trabalho, na penúltima segunda-feira do mês de outubro de 2007, dia 19.10.2009, dedicado às comemorações do Dia do Comerciário e considerado repouso remunerado”.
 
Dia do Comerciário
        
O Dia do Comerciário é comemorado nacionalmente no dia 30 de outubro. Data em que aproximadamente cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.
 
         Este fato marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. O 30 de outubro ficou marcado como o “Dia do Comerciário” e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.