Cortejo artístico abre IV Mostra Guajajara

27/10/2009 às 00:00 por Viviane Franco

O encontro de diversos grupos culturais de teatro, circo, dança e blocos de ruas, em frente à Biblioteca Benedito Leite, marcou a abertura da IV Mostra Sesc Guajajara de Artes. O cortejo de manifestações populares percorreu as principais ruas do centro da capital, passou pela rua Grande, praça João Lisboa, rua de Nazaré e encerrou na praça Nauro Machado com a apresentação de um ritual dos índios guajajara.

Participaram do cortejo cultural o Grupo da terceira idade do SESC, o Tambor Xangô-caô; Grupo de Teatro Tapete Criações Cênicas; Grupo Circense Hu hu hu Circo; Bloco Tradicional Os Vampiros; Bumba Boi de São Simão; Dança de Rua Chiquitos; Grupo de dança AfroAkomabu; Grupo de Maracatu “Maracatuque”.
 
Os grupos contagiaram pessoas de diversas idades que passavam pelo centro da cidade. Raimundo Silva, 70, morador do bairro Anjo da Guarda, falou que gostou muito da manifestação cultural. “sempre admirei a cultura do estado e agora estou feliz com essas apresentações”, disse ele.
 
 “O encontro de diversas culturas é muito bom. Pois serve como incentivo para que o governo se sensibilize e coloque as artes cênicas como uma das prioridades na educação. A fim de despertar talentos em jovens e adultos, até mesmo para que eles não se envolvam no mundo da criminalidade. O mundo da música e da arte é maravilhoso”, comentou Maria Socorro Carvalho, 61, moradora do Conjunto Ipase.
Já para o estudante Jhonatan Santos, 17, o cortejo foi uma forma de divertir quem passava e também fez as pessoas lembrarem da cultura.
 
A IV Mostra Sesc Guajajara de Artes integra a Rede SESC de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas e acontece em outras cidades do país. E tem como objetivo democratizar o acesso à cultura. Este é o quarto ano consecutivo, no qual o SESC reúne na Mostra Sesc Guajajara de Artes diferentes tribos para difundir a cultural local. “A Mostra Sesc Guajajara de Artes tem a finalidade de difundir as artes cênicas no Maranhão, fortalecer as obras existentes, estimular os artistas que estão sem espaço e desenvolver novos talentos. A Mostra incorpora a cultura e cria espaço para encontro de aldeias, de diferentes tribos. Nós temos a preocupação de democratizar a cultura para todas as pessoas, estamos trabalhando com pessoas de todas as idades, da criança ao adulto, e com a interação de grupos de outros estados para a difusão de diferentes cultura”, declarou a Diretora Regional do SESC MA, Remédios Pereira.
 
A IV Mostra Sesc Guajajara de Artes acontece até o dia 29, com apresentações culturais simultâneas em ruas, teatros, auditórios, hospitais, escolas, empresas, comércio, terminais de ônibus e em oito comunidades. Na Mostra ainda serão realizados, oficinas, exposições e debates, para promover o diálogo, a reflexão e o consumo de bens artísticos.
 
 
 
 
 Mais informações
 Assessoria de Comunicação
 
 Mostra Sesc Guajajara de Artes
 
 3221 00 28