Começa no Maranhão Feira do Empreendedor

06/11/2009 às 00:00 por Viviane Franco

 “Espaço para destacar oportunidades de negócio, a Feira do Empreendedor também se consolida como um instrumento para levar informação e conhecimento aos empresários de pequenos negócios do Estado e de todo o País”. A avaliação foi feita pelo presidente do Sistema Fecomércio José Arteiro da Silva, na abertura da Feira do Empreendedor do Maranhão, na noite desta quinta-feira (5), em São Luís. O evento, que prossegue até o domingo (8), no Multicenter Sebrae.

O Sistema Fecomércio, SESC e Senac participam de mais uma edição do evento com um estande em conjunto, onde os visitantes podem saber mais sobre o trabalho das instituições. O SESC estará realizando diversas atividades nestes quatro dias de evento que incluem: divulgando, aferição de pressão arterial, orientação sobre saúde bucal e DST’s, bem como a distribuição de kit de higiene bucal e preservativos. Além disso, o SESC está com a Central de Matrícula móvel no evento, possibilitando ao público, empresas, entidades, associações e comerciários adquirir o cartão de matrícula do SESC, que dá acesso a todos os seus serviços.
 
Segundo Raimundo José, comerciário está e uma oportunidade para conhecer melhor o SESC. “Sempre observo informações sobre as ações do SESC nos veículos de comunicação, mas não sabia como adquirir a carteira da entidade, hoje tive a oportunidade de conhecer melhor as atividades, e ainda durante a feira venho trazer os documentos necessários para tirar a carteira que me proporcionará vários benefícios”, frisou Raimundo.
 
Já o Senac estará participando da Feira do Empreendedor 2009 no com ações educativas nas diversas áreas que atua. Entre as ações, estará disponibilizando uma Consultora do Programa Alimentos Seguros a todos os empresários para corresponderem às exigências legais deste segmento e imprimirem um diferencial de qualidade em seus empreendimentos. Estará ainda divulgando seu Serviço de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho que oferece às empresas, gratuitamente, recrutamento e seleção dos egressos da instituição com vistas ao mercado de trabalho.
 
“A feira está proporcionando informações importantes como os cursos do Senac. Não tinha muito tempo durante o dia para me deslocar até o Senac, agora com as informações dos cursos vou providenciar a minha inscrição no inglês”, afirmou a estudante Carla Santos.
           
 
Abertura
A abertura da Feira do Empreendedor reuniu centenas de empresários e potenciais empreendedores no Centro Pedro Neiva de Santana. Os convidados foram recebidos ao som do tradicional bumba-meu-boi de Axixá e Coral São João. Logo após a abertura oficial, Érik Pena ministrou a palestra “Caminhos do Sucesso: Atitudes Empreendedoras para o Sucesso”, destacando atitudes imprescindíveis ao empreendedor.
A Feira do Empreendedor 2009 na sua quinta edição é o maior evento de empreendedorismo do Maranhão, e traz como atrativo um conjunto de começar um negócio próprio.Durante os quatro dias de evento, a coordenação estadual da Feira do Empreendedor estima um total de 25 mil visitantes.
O presidente do Conselho Deliberativo estadual do SEBRAE, Júlio Noronha, observou que a feira é um momento ímpar para a economia local. Onde se consolidam estratégias de desenvolvimento para as MPE´s, sempre com foco na sustentabilidade, reafirmando a missão do Sebrae e o seu compromisso com a responsabilidade Social.