Abertura da 3ª Feira do Livro de São Luís

23/11/2009 às 00:00 por Viviane Franco

         O SESC participou, na última sexta-feira, 20, da abertura da 3ª edição da Feira do Livro de São Luís, uma realização da Prefeitura Municipal. O evento aconteceu na Praça Maria Aragão e Espaço Cultural, e contou com a presença do Prefeito de São Luís, João Castelo, da primeira-Dama Gardênia Gonçalves, do presidente da Academia Maranhense de Letras, Lino Moreira, da Diretora Regional do SESC, Remédios Pereira, entre outras autoridades.
 
         Na solenidade de abertura, professores da Escola de Música Lilá Lisboa cantaram o Hino Louvação a São Luís e o coordenador da feira, Euclides Moreira, destacou a importância do evento para a cidade e de toda estrutura do evento, principalmente o Espaço Cultural, que foi destinado aos livreiros exporem seus livros. A respeito dos objetivos do evento, o prefeito de São Luís, João Castelo, falou sobre o estímulo à leitura e ainda informou que, neste ano, umas das novidades foi a participação da sociedade no projeto de realização do evento.
        
         A diretora regional do SESC, Remédios Pereira, também esteve presente na solenidade e representou o presidente do Conselho Regional do SESC, José Arteiro da Silva. “A parceria com a prefeitura de São Luís neste evento vem intensificar o empenho do SESC no incentivo ao exercício da leitura e o acesso ao livro por pessoas de todas as idades”, ressalta Remédios Pereira, e completa “a união de vários órgãos para a concretização desta idéia, demonstra a atenção que cada um dos parceiros têm com a promoção da cultura e enriquecimento cultural da comunidade ludovicense”.
 
Com o tema “A Diversidade Literária na Capital Brasileira da Cultura” a Feira do livro 2009 estimula a reflexão sobre a democratização da leitura, a inclusão social e a produção literária no âmbito nacional e local. Nesta edição, o SESC conta com um estande institucional, em que os visitantes poderão saber sobre os serviços da instituição. Em seus outros 5 estandes serão feitas as oficinas e as atividades de leitura infantil. Nos demais locais – Espaço Cultural, Palco, Casa do Professor e Circo – serão realizados os espetáculos (dança, teatro, leituras dramáticas e performances poéticas), contações de histórias, brincadeiras e jogos educativos.
 
No Espaço Cultural, em todos os dias, a partir das 16h, serão realizados os espetáculos infantis, e às 17h, a contação de história com o Grupo Xama Teatro.
 
No Circo, até o dia 28, às 15h, o público poderá participar das contações de história, com a Cia Tapete Criações Cênicas e Tramando Teatro. A Cia Pulsar e Olinda Saul vão desenvolver os espetáculos de dança, às 19h, nos dias 25, 26 e 27, e a performance com o Grupo Improviso será feita no dias 26 e 27, às 18h.
 
Na Casa do Professor, do dia 23 a 28, das 14h às 19h, será realizado o Curso de Recurso para Contação de História, com Sinara Coelho, e nos dias 24 e 25, das 14h às 17h, a oficina Formação de Leitores, com Lucilia Garcês. A Mediação de Cinema, sobre o filme “O Livro”, será feito no dia 26, ás 17h.
 
A programação geral ainda inclui lançamento de livros, palestras, saraus literários, exibição de vídeos, espetáculos teatrais e apresentações de shows musicais e grupos folclóricos.