Temporada de liquidações agita comércio varejista

19/01/2010 às 00:00 por Viviane Franco

As liquidações, principalmente as do mês de janeiro, são a forma encontrada pelo comércio varejista para acompanhar o ritmo da indústria. “Para o empresário, é importante eliminar estoques, pois a cada dia novos produtos são lançados e é preciso acompanhar as tendências", diz o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso da Silva.

De acordo com Silva, o mês de janeiro deixou de ser sinônimo de liquidação no setor de vestuário – agora as promoções abrangem também redes de eletrodomésticos, de produtos eletrônicos e de calçados, entre outros setores. Os descontos podem chegar a até 60%, segundo levantamento da Alshop.

Luís Augusto ressalta que todos os setores da economia são beneficiados com as promoções do início do ano, mas o mais privilegiado nas liquidações é o comércio ligado à moda. "O maior consumo é mesmo entre as lojas de moda, tanto feminina quanto masculina."

Lucro não é o grande objetivo das liquidações, que representam uma forma de manter o comércio aquecido nesta época do ano, afirma o diretor da Alshop.