Confiança do consumidor na economia aumenta 0,6%

28/01/2010 às 00:00 por Viviane Franco

RIO DE JANEIRO – A confiança do consumidor na economia do país subiu 0,6% na passagem de dezembro para janeiro. De acordo com o comunicado divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) passou de 112,3 para 113 pontos no período.

Na avaliação da FGV, o movimento reflete duas situações distintas: “a melhora da avaliação relativa à situação atual e a diminuição do otimismo para os próximos meses”. Em relação à situação atual, a confiança subiu 3,2%, alcançando 124,8 pontos. Trata-se do maior patamar desde o início da série histórica do levantamento, em 2005. Já a expectativa para os próximos meses revela que o grau de otimismo caiu 1,0%, passando de 107,7 para 106,6 pontos, o menor nível desde maio de 2009.

A maior contribuição para a elevação do índice partiu do quesito que mede a satisfação com a situação financeira da família. O indicador subiu de 17,5% para 20,4%. Por outro lado, a proporção dos que a consideram ruim caiu de 13,2% para 12,2%. A expectativa para a evolução da situação econômica local nos próximos seis meses ficou menos favorável em janeiro. A pesquisa mostra que a proporção de consumidores que acreditam na melhoria do cenário econômico passou de 26,2% para 23,9% e a parcela dos que projetam piora aumentou de 9,1% para 10,0%.

A pesquisa foi feita em mais de 2 mil domicílios em sete capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre) entre os dias 4 e 21 de janeiro. O índice tem uma escala que vai de 0 a 200 pontos. Quanto mais próximo de 200, maior a confiança do consumidor.