Aniversário do SESC Ler

20/03/2010 às 00:00 por Viviane Franco

O SESC Ler em Itapecuru Mirim, comemorou no dia 16 de março seu sétimo aniversário. E para festejar a data, a unidade reuniu alunos, professores e familiares numa programação especial recheada de ações dinâmicas, lúdicas e celebrações religiosas. A programação teve início no dia 16 com a celebração de um culto evangélico com Pastor Reinaldo Solto Duarte. Na quarta-feira, 17, foi realizada uma gincana cultural e recreativa com a participação das escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e José Sobrinho. Na quinta-feira, 18 aconteceu uma edição especial do Projeto Diversesc para os alunos dos turnos matutino, vespertino. Os alunos do turno da noite puderam conferir uma palestra com a ginecologista e clinica geral Maria da Gloria Portela B. Serra. Encerrando as comemorações na sexta-feira, 19 foi realizado um louvor com Evalton Diniz, que contou com a participação de alunos, familiares e convidados.

 
Histórico
 
O Projeto Sesc Ler Itapecuru, iniciou suas atividades na cidade de Itapecuru-Mirim desde 2001, com a implementação de apenas uma turma de 30 alunos e funcionamento em instalações cedidas pela Prefeitura local.
 
A partir de março de 2003, com a inauguração da Unidade SESC LER , a oferta foi ampliada inscrevendo-se 90 alunos em 03 (três) turmas de educação de jovens e adultos,onde o Centro é o apoio dos pólos. Com isso , o SESC Maranhão, por meio do Projeto SESC LER, consubstanciado em sua proposta pedagógica, tem contribuído para minimizar o problema do analfabetismo no Pais,integrando jovens e adultos carentes na sociedade, dando-lhes a oportunidade de ingressarem no mundo da leitura.
 
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA -Educação de Jovens e Adultos o Projeto SESC LER , vem contribuindo para a realização das funções da educação de jovens e adultos, ou seja ,”função reparadora”, ”equalizadora” e “qualificadora” . A função “reparadora” realizando o direito do cidadão a uma escola de qualidade, adotando ações educativas satisfatórias que atendem ás necessidades de aprendizagem especificas de alunos jovens e adultos ; a função “equalizadora”,possibilitando o desenvolvimento a todos os seus alunos, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos , mostrando suas habilidades ,trocando experiências, preparando-os para que possam ter acesso a novas formas de trabalho e cultura e, na perspectiva de realizar a função “qualificadora”, exercendo um