SESC abre Projeto Livro Amigo

05/04/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Incentivar o gosto pela leitura em estudantes da educação infantil e ensino fundamental das escolas públicas e particulares de São Luís, essa é a proposta do SESC, que realiza mais uma edição do projeto Livro Amigo. O projeto acontece na Biblioteca Rosa Castro Infantil, Área de Vivência do SESC Deodoro e Escolas Públicas e Particulares de São Luís, no período de 05 a 30 abril.
 
O projeto é também uma comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado dia 02 de abril, e ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. A programação acontece no horário das 9h à 10h30 e das 15h às 16h30, com uma ampla programação. Exposição de livros de Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen; contação de histórias infantis, teatro de varas, narrativas, histórias ampliadas, oficinas de leitura, jogos culturais; dinâmicas e exibição de biografia dos escritores homenageados, empréstimo de livros, são algumas das atividades. 
 
Voltado para crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de São Luís, o SESC comemora o sucesso da ação, que já dura mais de 5 anos, e já conta com participantes fiéis. No dia 19 a programação acontece na Área de Vivência do SESC Deodoro.  Entre as escolas que já estão confirmadas para participar da programação estão: Escola SESI (Alemanha), Fundação Gentil Afonso Braga (Cidade Operária), Educandário do Sol (Chácara Brasil), Educator (Anil); Educação Infantil do SESC, Colégio Rui Barbosa (Cidade Operária), entre outras instituições de ensino.
 
 
Comemoração
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.
Monteiro Lobato criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.