Paço do Lumiar participa do Dia do Desafio

27/05/2010 às 00:00 por Viviane Franco

A manhã ensolarada desta quarta-feira, 26, marcou mais uma edição do Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas. Este ano o evento foi realizado nos municípios de Paço do Lumiar, Caxias e Itapecuru-Mirim. Durante todo o dia, foram realizadas atividades físico-esportivos, como caminhadas, alongamentos, ações recreativas em ruas, praças, estabelecimentos comerciais, escolas, entre outros espaços. A proposta foi fazer com que as pessoas interrompessem sua rotina por 15 minutos para realizar algum tipo de atividade. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. 

Pela primeira vez participando do evento, em Paço do Lumiar, contanto com a parceria da Prefeitura do município, a Praça do Viva Maiobão recebeu alunos, moradores e visitantes, que aproveitaram a ocasião para participar das atividades que incluíam: estação recreativa com brinquedos infláveis, gincana cultural, orientações sobre saúde bucal, aferição de pressão arterial, passeio ciclístico, alongamento, vacinação, concurso de dança, show musical, além da biblioteca móvel, BiblioSESC e os serviços do OdontoSESC, entre outras ações.
 
A expectativa do SESC Maranhão, foi atingir uma média de 145.000 participações, sendo 60.000 em Paço do Lumiar, 12.000 em Itapecuru e 73.000 em Caxias. Paço do Lumiar concorreu com a cidade mexicana de Chilpancingo. Já Itapecuru-Mirim disputou com a cidade boliviana de Viacha, em Caxias a disputa foi com a cidade venezuelana de Zamora.
 
Visando atender um grande público, o Dia do Desafio em Paço do Lumiar foi realizado em diversas localidades como Iguaíba, Paranã, Pindoba, Timbuba, Mocajituba, e Pau Deitado.
 
Para quem participou do Dia do Desafio, foi um dia diferente e que trouxe diversos benefícios para a comunidade.
 
Segundo Luziane Conceição Melo, 27 anos, secretária, essa foi uma oportunidade para levar filhos e sobrinhos para um momento de lazer e recreação – “esse evento é um incentivo à população já que traz diversos serviços sociais, como as orientações de saúde bucal. A população necessita muito de serviços de saúde, lazer, esporte, às vezes os pais querem levar os filhos para um momento de lazer mas não encontram aqui. Gostaria que o Dia do Desafio estivesse todos os anos no Maiobão”.
Na Pindoba, Cibelle Santos Diniz, 11 anos, aluna da 5ª série da Escola Benjamin Peixoto, se divertiu com a estação kids e fez questão de experimentar todos os brinquedos – “achei muito legal o que estão fazendo aqui, queria que sempre realizassem atividades como essa”.
 
Já na comunidade do Pau Deitado,  Jerdilene da Silva Carvalho, 12 anos, aluna da 6ª série do Colégio Luís Rocha, mostrou que nas competições as meninas saem na frente participou das partidas de futebol e corrida de saco – “estou gostando muito, vou ficar até o final”.
 
Um dos momentos mais aguardados para a comunidade foi a competição de natação. No porto do Pau Deitado, meninos disputaram braçada a braçada a prova de natação, e o grande vencedor foi Arthur Roberto da Conceição, de 13 anos, que além de troféu e brinde, recebeu os parabéns dos colegas. “Eu já pratico natação e achei muito bom participar do Dia do Desafio” – comemora.
 
No final da tarde um trio acompanhou o passeio ciclístico, que percorreu as principais ruas e avenidas do Maiobão, encerrando com um grande show musical.