Prêmio SESC de Literatura 2010

04/06/2010 às 00:00 por Viviane Franco

O Prêmio SESC de Literatura 2010 já está com as inscrições abertas. Os interessados poderão realizar suas inscrições até 30 de setembro através dos sites www.sesc.com.br ou www.record.com.br. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de envio, e as inscrições são gratuitas. A obra enviada deverá ter entre 130 e 400 laudas, caso seja romance; e 70 e 200 laudas, caso seja livro de contos. Nenhuma obra enviada será devolvida.
O prêmio é promovido pelo Departamento Nacional do SESC, e objetiva premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, na categoria literária Conto e Romance. Lançado em 2003, o prêmio tem o objetivo de estimular a produção literária. A exemplo de todas as edições, cada concorrente pode participar com apenas uma obra em cada categoria.  
Caso um candidato participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos. Conforme o edital, o texto inscrito deverá ser inédito. O autor não poderá ter nenhum livro publicado na categoria em que se inscrever.
Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra, sendo que o texto deverá ser inédito, isto é, nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.
O autor não poderá ter nenhum romance publicado. O resultado do Prêmio SESC de Literatura 2010, será divulgado em março de 2011. O vencedor do terá sua obra publicada e distribuída pela Editora Record. A premiação está prevista para julho de 2011, no Rio de Janeiro, onde o vencedor terá todas as despesas pagas pelo Departamento Nacional do SESC.
O vencedor do Prêmio de cada categoria  terá sua obra publicada e distribuída pela Editora Record. O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte dessa primeira edição será distribuída para a rede de bibliotecas do SESC e outros espaços culturais.