Beleza e alegria na abertura do Arraial Balaio de Sotaques

21/06/2010 às 00:00 por Viviane Franco

              A noite de sábado, 19, foi de grande festa no SESC Turismo. Na oportunidade, foi dada a abertura do Arraial Balaio de Sotaques SESC 2010. O tradicional Arraial está dentro da proposta de cultura do SESC e tem o objetivo de trazer ao comerciário e ao público em geral o folclore mais tradicional da nossa terra, oferecendo um espaço seguro de difusão das manifestações populares maranhenses. Estiveram prestigiando o evento empresários, representantes de entidades sociais, imprensa, governo e outros segmentos

O Presidente da Fecomércio, José Arteiro, enfatizou, em sua fala de abertura, a beleza da cultura maranhense: “o folclore é cultura, e o Maranhão tem o melhor folclore do Brasil, ele é rico e bonito”; ressaltou também a importância do arraial para a difusão da cultura no estado: “é a missão do SESC: divulgar a cultura maranhense, nossa missão é servir”. Na ocasião, o Presidente da Fecomércio ainda agradeceu a todos os funcionários do SESC que se empenham em fazer do arraial um grande evento.

O Balaio de Sotaques é um grande palco da cultura maranhense. Em entrevista, a Diretora Regional do SESC, Remédios Pereira, declarou que o São João é “a maior festa popular do estado; então, é preciso fortalecer e engrandecer cada vez mais nossas manifestações, aproximando as pessoas dessas brincadeiras”.

 

O início dos festejos juninos foi regado com a sonoridade de figuras de peso do cenário maranhense. O público foi recepcionado com o melhor do forró pé-de-serra com as interpretações do grupo Xote e Baião, que trouxe aos presentes clássicos do ritmo nordestino.

Em seguida foi a vez do Boi de Axixá fazer a festa. A voz marcante de mestre Donato e o naipe de metais do grupo fizeram a alegria do público presente. A indumentária colorida dos dançarinos encantou a todos. Logo após, foi a vez do Boi Barrica. O grupo, que este ano faz 25 anos de carreira, presenteou os espectadores com o melhor dos ritmos maranhenses. Beto Pereira entrou em seguida, mostrando o melhor da música maranhense. A festa ainda teve as apresentações singulares e coloridas do Boi de Nina Rodrigues e do Boi de Morros.

A festa foi marcada pela beleza e organização. Para o deputado estadual Pavão Filho, o arraial está de parabéns, pois é “um dos melhores do Maranhão. A culinária, a organização, as bebidas, o atendimento, o carinho da família SESC para os convidados é de primeiro mundo”.

Para o servidor público federal, Alberto de Sousa, a festa foi “muito organizada, muito bonita, muito colorida; a seleção dos bois foi muito bem feita, e das músicas também. A acústica está boa, o som está agradável. O ambiente é agradável. Está bonita a festa”. Na abertura do arraial o público pôde apreciar uma amostra de como vai ser as comemorações do São João 2010 do SESC.

O Arraial SESC cresce a cada ano em público e em qualidade, e a expectativa para 2010 é de que 30 mil pessoas passem pelo arraial durante o período de 23 a 26 de junho no SESC Deodoro, localizado no Centro, e de 23 a 28 no SESC Turismo, bairro Olho D’água. Durante esses dias o público poderá apreciar o melhor das manifestações folclóricas maranhenses, contribuindo apenas com um quilo de alimento não perecível, que será dado às instituições beneficentes atendidas pelo Programa Mesa Brasil SESC.

Cumprindo o seu papel de vetor social da cultura é que o SESC promove o seu arraial, oferecendo ao público o melhor da cultura maranhense. Comidas típicas, decoração temática, músicas da terra e organização foram os ingredientes da fórmula de sucesso da abertura do Arraial Balaio de Sotaques SESC 2010.