Balaio de Sotaques: o brilho do arraial do SESC

24/06/2010 às 00:00 por Viviane Franco

A primeira noite do Arraial Balaio de Sotaques no SESC Deodoro e no SESC Turismo foi marcada pelo colorido das brincadeiras juninas e pela diversidade cultural do Maranhão. A noite de quarta, 23, foi o primeiro dia de uma jornada repleta de atrações autênticas do cenário folclórico da nossa terra.

No SESC Deodoro o grupo de bumba-boi Encanto do Maiobão, sotaque de orquestra, abriu a noite. Em seguida foi a vez da quadrilha Asa Branca, que com suas roupas características e forró contagiante alegraram o público presente. E provando que o Balaio de Sotaques é um espaço diversificado, a terceira atração da noite foi o grupo Boi Rosa de Saron, sotaque da baixada. E para fechar a noite com chave de ouro a quarta atração da festa foi o Boi de Nina Rodrigues. O grupo, sotaque de orquestra, encantou os espectadores com sua indumentária colorida, orquestra afinada e sintonia nas coreografias.

No SESC Turismo a noite também foi de festa, que abriu seu arraial com a magia e cores do Boi de Morros, que com seus vaqueiros, índios e índias empolgaram o público com seu bailado, o boi, personagem principal da brincadeira, saudou a platéia com animação e charme, e a orquestra não deixou ninguém desanimado; em seguida foi a vez da tradição com o Cacuriá de Dona Teté, que levantou os presentes com a sensualidade e o rebolado característicos da dança. O público que lotava a arquibancada do ginásio da unidade conferiu ainda as apresentações do Boi Magia e Encanto da Ilha, e do Boi Unidos de Santa Fé.

O Arraial está dentro da proposta de cultura do SESC, e está sendo realizado nas unidades do SESC Deodoro, do dia 23 a 26 de junho, e no SESC Turismo, de 23 a 28 de junho. Além das brincadeiras tradicionais do nosso estado, o público pode ainda apreciar o melhor das comidas típicas do período junino nas barracas espalhadas pelas unidades do SESC.

A Gerente Operacional do SESC Deodoro, Telma Santos dos Anjos, explica que o público ludovicense pode esperar “uma programação diversificada, com quadrilhas, bumba-boi, cacuriá, e demais manifestações populares; o comerciário e a comunidade em geral podem aguardar que o SESC está preparando uma festa muito bonita”.

O Balaio de Sotaques é uma unanimidade. É um arraial que agrada tanto o público, quanto os integrantes dos grupos folclóricos. Para o dançarino do “Boi de Nina Rodrigues”, Paulo Soares, estar “participando de um arraial que valoriza as manifestações culturais do nosso estado é fantástico”. Pessoas de todas as idades estiveram presentes e se impressionaram com a beleza e organização da festa. O comerciário, Francisco Araújo, 53 anos, que estava com a sua família, é enfático: “nós damos prioridade para o arraial do SESC porque é um arraial organizado e seguro, que não tem muita demora entre uma brincadeira e outra”.

E quem vem de fora também admira a organização da festa. Para Tatiane Rios, que nasceu no Maranhão, mas que mora atualmente no estado de Minas Gerais e não voltava a seu estado natal há quase 20 anos, a empolgação do São João de São Luís não se compara a nenhum outro lugar do país. “Fiquei impressionada com organização dos arraiais da cidade, e o arraial do SESC não fica atrás de nenhuma festa da cidade, muito bonito e animado”, destacou a turista.

A expectativa para 2010 é de que 30 mil pessoas passem pelo arraial durante o período junino. O público pode ter acesso à programação diversificada do arraial com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será revertido em benefícios aos atendidos pelo Programa Mesa Brasil.