Final de semana junino no SESC

28/06/2010 às 00:00 por Viviane Franco

                Sábado, 26, veio coroar com beleza e alegria toda a organização de um dos arraiais mais tradicionais do calendário junino do Maranhão: o Arraial Balaio de Sotaques SESC 2010. O arraial, que foi aberto ao público no dia 23, chegou ao fim de semana mostrando aos espectadores o melhor da cultura maranhense, e garantindo, ainda, diversão e segurança aos apreciadores das manifestações populares do estado.

A programação de sábado no SESC Deodoro, que marcou o fim das festividades na unidade do Centro, foi voltada especialmente para as crianças, por isso os festejos começaram cedo, com o Balaio de Brincadeiras Populares, uma iniciativa que promove o encontro das crianças com diversões mais apreciadas nos festejos juninos. E dando início às apresentações, o primeiro grupo a se apresentar foi o Boizinho Encantado da Madre Deus, um grupo formado por crianças, que mostram diversas danças típicas do São João maranhense. Na mesma vertente apresentou-se em seguida a tradicional Companhia Barriquinha, que é uma versão infantil da Cia Barrica, e que apresenta as diversas manifestações da cultura popular do Maranhão. A noite teve, ainda, a animação do Boi Brilho da Ilha e do grupo Pirilampo encantando as crianças que participaram da última noite de festa no SESC Deodoro. “É muito legal, muito bonito, eu gosto muito de assistir porque é muito divertido ver o boizinho dançar”, disse a pequena Priscila Viegas de apenas 8 anos que ensaiava os passos das brincadeiras na arquibancada do arraial.
No SESC Turismo a animação de sábado foi comandada pelo Boi Brilho do SESC, um grupo que consegue unir as diferenças entre jovens e idosos através da dança; Boizinho Barrica, com o melhor dos ritmos maranhenses; Companhia Cultural Dançata; Boi de Arari, sotaque de orquestra; Quadrilha Fogo Caipira; Boi Pirilampo , sotaque alternativo; e Boi de Itapera do Maracanã, sotaque de matraca, também fizeram parte da festa.
Os brincantes e o público são enfáticos quanto aos elogios ao Arraial. Para Maria de Jesus, 74 anos, e há 4 anos no Boi Brilho do SESC, o Arraial está “cada ano mais bonito, e mais lindo, pretendo dançar aqui por muito tempo ainda”. O aposentado Francisco Miranda, 67 anos, turista de Fortaleza, que veio especialmente para o Arraial do SESC, achou a festa “espetacular, nunca tinha visto tão bonito”.
Os festejos juninos no SESC Deodoro terminaram, mas a animação continua até esta segunda, dia 28 de junho, no SESC Turismo. O público pode esperar no Arraial Balaio de Sotaques o melhor das brincadeiras populares do estado. Além disso, segurança e organização para apreciar a cultura maranhense.