Música brasileira em cena

05/07/2010 às 00:00 por Viviane Franco

O palco do Teatro Alcione Nazareth, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, recebe nesta quarta-feira, 07 de julho, às 19h30min, a apresentação do Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba. A apresentação faz parte de mais uma edição do projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, do SESC, e a entrada no espetáculo é gratuita.

O Projeto percorre os mais distintos recantos do país levando ao público o melhor da música brasileira, também um pouco da história musical do país, além de ritmos, compositores e instrumentos quase desconhecidos pelo grande público. Como sempre nos projetos do SESC a ação educativa é uma das principais preocupações, e no Sonora Brasil a educação musical é um dos focos. O projeto atua na formação de plateias, e fomenta a abertura de caminhos para a música que não encontra espaço no mercado fonográfico.  

Este ano o tema é a “Música Brasileira do Século XX”, e homenageia a obra de dois grandes músicos eruditos brasileiros: César Guerra-Peixe e Claudio Franco de Sá Santoro. Em comum, esses grandes compositores possuem a técnica de composição conhecida como "dodecafonismo", uma sistema de organização de alturas musicais criada na década de 1920 pelo austríaco Arnold Schoenberg. Além dessa técnica, esses compositores são conhecidos pela apropriação que fazem da música folclórica nacional e da música indígena. Da união dessas influências nasce uma música erudita brasileira de qualidade. E é essa música que o grupo Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba vem trazer ao público ludovicense.

O quinteto foi criado em 1978, e é formado por professores da Universidade Federal da Paraíba. No repertório, obras de diferentes estilos e épocas emocionam a plateia. O grupo envereda pela música erudita e popular, dando atenção a compositores e arranjos da música latino-americana.

A apresentação do quinteto é a primeira de uma série de 4 apresentações que vão acontecer ao longo do segundo semestre em São Luís. O palco do Sonora Brasil, na capital do Maranhão, ainda vai receber o Quarteto de Brasília, o Quinteto Leão do Norte, de Pernambuco, e o Conjunto GYN Câmara, de Goiás.