Festa para o Escotismo Maranhense

19/07/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Muita emoção e homenagens marcaram a solenidade de comemoração dos 50 anos do 4º Grupo de Escoteiros de Visconde de Cayru (GEVIC) realizada no dia 17/07 na unidade do Serviço Social do Comércio (SESC) Turismo, localizada no bairro Olho D’água.

A festa de comemoração dos 50 anos do 4º GEVIC foi um momento de consolidar a presença do movimento escotista no Estado além de agradecer a instituições e pessoas que acreditaram no grupo e investiram na formação dos seus integrantes.

A Federação do Comércio foi uma dessas Instituições que, através do SESC, oportunizaram espaço para as reuniões e atividades do grupo, acreditando no potencial de formação do 4º GEVIC. “Se existe nesse país uma cultura de educar, ensinar ética, dignidade, respeito aos mais velhos, isso se traduz em escotismo. Por isso, o Fecomércio acreditou e acolheu o grupo, na certeza de o homem precisa daquilo que os escoteiros copiaram, servindo a Pátria, a Deus e ao homem”, afirmou o Presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva.

Criado em 1960 com o apoio da Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio), por meio do SESC, o 4º GEVIC é responsável pela formação cívica de centenas de crianças e jovens através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na honra, na vida ao ar livre e no trabalho em equipe. “O nosso trabalho é baseado no método de aprender fazendo, ou seja, na vida ao ar livre no qual levamos crianças e jovens a executar diversas atividades independentes dos pais delas, tornando-as responsáveis pelas próprias atitudes”, explica o Diretor-Presidente do 4º GEVIC, Alberto de Souza Rocha.

Durante a solenidade, os Correios lançaram um selo comemorativo pelo qüinquagésimo aniversário do grupo e realizaram a entrega de peças filatélicas. Também foram feitas homenagens póstumas a pessoas que foram líderes da equipe em momentos difíceis para o grupo.  Além disso, foi entregue Medalhas de Bons Serviços a dirigentes e escotistas pelos serviços prestados ao longo de dez a vinte anos ininterruptamente. Ao todo, foram entregues nove medalhas de bronze, sete de prata e quatro de ouro.

O SESC também foi homenageado em agradecimento pelo seu papel de patrocinador, oferecendo credibilidade ao grupo e criando condições institucionais e financeiras para a concretização dos objetivos almejados pelo Vicente de Cayru. Na ocasião, a Diretora Regional do SESC/MA, recebeu das mãos do diretor-presidente do 4º GEVIC um quadro de madeira feita por um dos dirigentes do grupo, com o símbolo do grupo e o nome da Diretora, com a frase “Nossa gratidão”.

 “Estou muito feliz com as homenagens recebidas e com a festa. Hoje, o SESC revive um pouco de sua história, pois o Escotismo foi o primeiro passo de educação complementar desenvolvido pela instituição, pensando na formação de crianças e jovens de um modo integral, trabalhando a autoestima e a formação do caráter. E percebo como isso se tornou atual e necessário diante da realidade de violência em que vivemos, o que demonstra que estamos no caminho certo”, enfatizou a Diretora Regional do SESC/MA, Remédios Pereira.