“Brincando nas Férias” inicia sua programação

21/07/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Mais de 200 crianças, na faixa etária 6 a 10 anos de idade, estiveram reunidas, nesta terça-feira, dia 20, para o primeiro dia de atividades do esperado projeto “Brincando nas Férias”, a colônia de férias do SESC.

 Com uma programação recheada de atividades lúdicas, esportivas e educativas, marcas desse projeto, que visa principalmente o bem-estar dos pequeninos, o projeto se consolida como uma boa opção para as férias. A Diretora de Programas Sociais do SESC, Mirian Sá Barros, esclarece: “a programação é permeada de aspectos culturais e educativos, aqui serão repassados alguns valores como o companheirismo e a integração, e, além disso, noções de higiene, esse é nosso diferencial”.

E dando início à programação variada, logo no primeiro momento, foi realizada uma dinâmica de grupo para quebrar o clima de acanhamento e para as crianças já irem entrando no clima da diversão. Enquanto os pequenos ficavam na quadra, os pais iam embora, com a certeza de que seus filhos estavam em boas mãos. Para Rosivânia Feitosa, comerciária e mãe, o grande diferencial do projeto é a segurança, já que “é a primeira vez que a minha filha participa, eu pensei num local seguro desde o começo, e o SESC oferece isso”.

O “Brincando nas Férias” busca despertar, entre outras coisas, a integração e o espírito de equipe, garantindo a socialização da criançada. Joana D’arc, mãe e comerciária, enfatiza a importância da colônia de férias para a criança, “essa interação com outras crianças é muito importante, pois senão a criança fica em casa  no computador ou na televisão, e como o SESC é uma entidade representativa no campo social, achei relevante trazer meu filho”.

Seguindo a programação, o teatro foi a segunda atividade do dia. As crianças ficaram atentas a cada passo do duende, da bruxa e da princesa. E enquanto trama se desenrolava vibravam de acordo com a cena apresentada. Depois do teatro, um lanche nutritivo foi oferecido. Logo depois, as crianças se dividiram em grupos e participaram de atividades diversas, entre as quais, o tão aguardado banho de piscina.

A colônia de férias do SESC é uma prova de que ainda existe espaço para antigas brincadeiras, e que a televisão, o computador e o vídeo-game podem ser deixados de lado de vez em quando. Iago Cardoso, de 8 anos, declarou “estou gostando, aqui é muito divertido e legal, tem piscina, jogos e brincadeiras”. Já Gabriel dos Santos, de 10 anos, diz que gostou “mais do teatro, por causa dos personagens”.

O “Brincando nas Férias” oferece uma equipe multiprofissional, que engloba nutricionistas, pedagogos, professores de educação física, enfermeiros, especialistas em recreação, entre outros profissionais. Essa equipe é a responsável pelo lazer seguro das crianças.

A colônia de férias do SESC acontece até sábado, dia 24, sempre com uma programação variada, para garantir a diversão da garotada.