Futebol no SESC: respeito e disciplina no esporte

02/08/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Um campo de futebol, uma bola e vários jovens. À primeira vista mais um jogo do esporte que é uma das maiores paixões dos brasileiros. Mas não é somente isso, por trás desse cenário mais um projeto social do SESC se desenvolve, a Copa de Férias Futebol Para Todos.

Na última semana de julho, do dia 26 a 30, mais uma edição do campeonato de férias movimentou o Campo do Comerciário, no bairro da Maiobinha, com partidas acirradas e empolgantes. O campeonato de férias faz parte de um projeto bem maior, o Futebol para Todos, uma parceria entre o SESC e a FECEMA que desde 2008 vem atendendo cerca de 120 crianças e adolescentes carentes, de 8 a 18 anos, dos bairros da Maiobinha, Vila Flamengo, Cidade Operária, Recanto da Paz e adjacências.

A copa deste ano foi disputada por sete times em duas categorias. Na categoria Sub-14 o grande campeão foi o SESC de Madri, ficando em segundo lugar o Sesquinho da Maiobinha, e em terceiro, o SESC Futebol Clube. Já pela categoria Sub-18 o primeiro lugar ficou com o Real SESC, seguido por Barcelona SESC em segundo, SESC Milan em terceiro, e Estrela SESC em quarto.

Premiação

A cerimônia de entrega de medalhas e troféus, na última sexta-feira, dia 30, contou com a presença da Diretora Regional do SESC, Maria dos Remédios, e do Vice-presidente da FECOMÉRCIO, Marcelino Araújo.

Segundo a diretora regional do SESC, Maria dos Remédios, o projeto é de grande valia para as crianças. “Estamos contribuindo para que essas crianças e adolescentes tenham perspectivas de vida através do esporte, e ao mesmo tempo é um projeto de educação complementar, pois existem palestras e orientações, além do acompanhamento escolar”, declarou.

Desde o seu início, o projeto preza por “propiciar a prática saudável do esporte entre os jovens, buscando afastá-los da violência e do mundo das drogas, além de ser um espaço de lazer seguro em que impera o respeito e a disciplina”, explicou o coordenador do projeto, Alexandre Washington.

Todo esse trabalho de acompanhamento social é reconhecido pelos jovens que participam do projeto. Para Eduardo Silva, o projeto “é importante porque ajuda muitos jovens a se afastarem das drogas e terem uma ocupação diária”. Para Robert Cordeiro, o projeto “é importante sim, porque incentiva as crianças a saírem das ruas; quem estuda pela manhã treina à tarde, e que estuda à tarde treina pela manhã, assim o jovem ocupa seu tempo com estudo e com esporte”.

               E, assim, acreditando que a cada lance no esporte corresponde a um lance bem sucedido na vida real, o projeto Futebol Para Todos segue fazendo a diferença na vida de dezenas de crianças e adolescentes de São Luís.