Quarteto de Brasília em São Luís

04/08/2010 às 00:00 por Viviane Franco

O SESC traz para os palcos de São Luís o Quarteto de Brasília. A única apresentação do grupo acontece nesta quinta-feira, dia 05, no Teatro Alcione Nazareth, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, às 19h30. O concerto faz parte de mais uma edição do projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, do SESC, e a entrada no espetáculo é gratuita.

O Projeto percorre as mais diferentes regiões do país levando ao público o melhor da música brasileira, também um pouco da história musical do país, além de ritmos, compositores e instrumentos quase desconhecidos pelo grande público brasileiro. O projeto atua na formação de plateias, e fomenta a abertura de caminhos para a música que não encontra espaço no mercado fonográfico. 

Este ano o tema do Sonora Brasil é a “Música Brasileira do Século XX”, e homenageia a obra de dois grandes músicos eruditos brasileiros: César Guerra-Peixe e Claudio Franco de Sá Santoro. Em comum esses grandes compositores possuem a técnica de composição conhecida como dodecafonismo, uma sistema de organização de alturas musicais criada na década de 1920 pelo austríaco Arnold Schoenberg. Além dessa técnica, esses compositores são conhecidos pela apropriação que fazem da música folclórica nacional e da música indígena. Da união dessas influências nasce uma música erudita brasileira de qualidade. E é essa música que o Quarteto de Brasília vem trazer ao público ludovicense.

Histórico

O Quarteto de Brasília foi criado em 1986, e é considerado um dos mais importantes grupos do país. Com quase 25 anos de história, os quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, e todos eles conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe. O grupo é formado por Ludmila Vinecka (1º violino), Cláudio Cohen (2º violino), Guerra Vicente (violoncelo) e Glêsse Collet (viola).

A apresentação do quarteto é a segunda de uma série de 4 apresentações que vão acontecer ao longo do segundo semestre em São Luís. O palco do Sonora Brasil, na capital do Maranhão, já recebeu o Quinteto Latino Americano de Sopros, e ainda vai receber  o Quinteto Leão do Norte, de Pernambuco, e o Conjunto GYN Câmara, de Goiás.