Fotografia para a terceira idade

18/08/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

A fotografia é o registro de um instante único e sem volta. Ela eterniza momentos, pessoas, lugares, enfim, materializa o passado captado pela lente fotográfica. É também uma forma de expressão que pode ser apreendida por pessoas de todas as idades. E acreditando no potencial dessa forma de expressão, foi que o sistema Fecomércio, através do SESC, investiu no curso de fotografia para a terceira idade.

As aulas, que iniciaram no último dia 10, têm o objetivo de ensinar os principais conceitos da fotografia, e o manuseio correto dos equipamentos fotográficos. Ao todo, o curso é composto de nove aulas, que são oferecidas às terças-feiras, pela manhã, e às quintas-feiras, pela tarde. O curso teve uma grande aceitação em sua primeira edição, no ano de 2009, tanto que este ano foi oferecido novamente ao grupo da terceira idade do SESC Turismo.

Segundo a coordenadora do grupo da terceira idade, Ironeide Soares, o curso é uma ferramenta de integração e inclusão dos idosos, que melhora a qualidade de vida e promove a autonomia deles, por isso é de grande importância. “A arte da fotografia faz você ver o mundo com outros olhos. Os idosos às vezes chegam aqui desanimados, e quando tem o contato com um curso como esse, eles ficam entusiasmados, é uma novidade para eles”, informou a coordenadora.

Toda essa novidade se traduz em interesse, em vontade de aprender mais sobre a arte da fotografia. Para Maria do Nascimento, o curso “é muito bom, quero aprender mais; mesmo com a dificuldade da memória não vou parar, estou muito empolgada”. A disciplina e a vontade de aprender dos alunos da terceira idade mostram que a experiência adquirida ao longo dos anos não é empecilho para um novo aprendizado, e que a terceira idade é uma porta de novos conhecimentos que se abre. Luiz Castro, aluno do curso, explica: “o curso é importante porque aqui aprendemos as principais noções de como manusear a máquina, a fotografia serve de recordação”.

A satisfação não é exclusividade dos alunos do curso. O professor Luís Azevedo, responsável pela ministração das aulas, declarou que para ele as aulas são “uma realização, eu costumo ministrar aulas para jovens e adultos, mas para o grupo da terceira idade o trabalho é realmente excelente”, declarou.

O grupo da terceira idade do SESC Turismo completa em setembro 12 anos de existência, e atualmente atende cerca de 170 idosos, que participam de diversas atividades e cursos oferecidos pelo sistema Fecomércio, como: oficinas de trabalhos manuais, pintura em tela, palestras, oficina de memória, oficina de movimentos, passeios, sessões de cinema, entre outras. Essas atividades melhoram a qualidade de vida e a auto-estima daqueles que já lutaram muito na vida, e propiciam um ambiente saudável de integração social.