Drama e animação no cine SESC

20/08/2010 às 00:00 por Viviane Franco

O Sistema Fecomércio através do SESC oferece uma ótima opção para os amantes do cinema. É o Cine SESC que exibe o melhor do cinema nacional e estrangeiro com sessões aos sábados e domingos, no horário de 11h e 13h, na sala de vídeo do SESC Turismo, Olho D’água. As sessões são gratuitas e abertas aos comerciários e seus dependentes.

Neste fim de semana, sábado, dia 21 e domingo, dia 22, o público vai conferir às 11h, a animação “Josué e o Pé de Macaxeira”. O curta fala de um menino que troca seu burro por uma "macaxeira mágica" que o leva a um mundo fantástico, uma adaptação para o conto "João e os Feijões Mágicos". A animação de Diogo Viegas, ganhador do Prêmio de melhor animação no Festival Internacional de Cinema Infantil 2009, é uma excelente opção para a criançada.

Para quem gosta de drama, a dica do SESC é o longa “Noite de Estréia”, com sessão às 13h. O filme é nono trabalho assinado por John Cassavetes, um título que oferece inúmeras possibilidades de leitura, diversos ângulos de abordagem. Conta a história de Myrtle Gordon (Gena Rowlands), uma famosa atriz de meia idade que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estréia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece.

A partir da fantástica atuação de Gena Rowlands, o diretor reflete sobre o medo da velhice e as conseqüências negativas da idade nas pessoas dependentes da beleza física. Quando Myrtle se vê forçada a encarar a situação, começa a se dar conta de que a melhor parte da vida dela já passou, e que o futuro que lhe aguarda será solitário, sem marido ou filhos – ou seja, sem amor. Ao mesmo tempo, Cassavetes maneja a situação de maneira astuta, mergulhando na dor da protagonista sem, no entanto, verbalizá-la. Desta forma, a platéia e os demais personagens imaginam que a atriz está tendo um colapso nervoso, quando a verdade é bem diferente.

A sala de vídeo do SESC está à disposição dos comerciários e seus dependentes. Mais informações na Central de Atendimento do SESC Turismo ou pelo telefone: 3248-8300.