SESC oferece oportunidade de estudo

23/08/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

 

 

 

O sonho de cursar um ensino médio gratuito e de qualidade levou centenas de adolescentes a sair de casa mais cedo nesse domingo, dia 22 de agosto, para participarem do teste seletivo da Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) promovido pelo Sistema Fecomércio através do SESC. A prova foi aplicada nas cidades maranhenses de São Luís, Caxias e Itapecuru.

 

Cerca de 140 adolescentes, com a idade entre 13 e 15 anos, que estão cursando a última série do ensino fundamental ou o primeiro ano do ensino médio em escola pública, disputaram as 04 vagas disponíveis para o Maranhão, um percentual distribuído de acordo com a densidade demográfica dos Estados. Durante quatro horas, os concorrentes responderam a 30 questões entre conhecimentos gerais, matemática, história, ciências, português e redação.

 

Para a estudante Anny Cristina Rodrigues, de 15 anos, a prova foi fácil, pois se preparou com muita dedicação para o teste. “Eu achei a prova fácil, pois eu estava estudando muito para dois seletivos, mas eu sei que muitos também estão preparados. Espero passar, ir para a Escola de Ensino Médio do SESC, estudar muito e voltar preparada para novos desafios profissionais”, enfatizou.

 

A ESEM é uma escola integral que oferece ensino gratuito e de qualidade a adolescentes da rede pública de ensino de todo o país numa comunidade residencial que oferece dormitórios, laboratórios, computadores individuais, salas de vídeo, através dos quais alunos e professores compartilham vivências e culturas.

 

Com turmas de até 15 alunos, a Escola funciona no Rio de Janeiro numa estrutura que proporciona aos estudantes um programa acadêmico individualizado e condições diferenciadas de apreensão dos conteúdos propostos, além de um leque de atividades de esporte e lazer, além de programações externas, como caminhadas, passeios de bicicleta e excursões ecológicas em um conjunto esportivo com ginásio coberto, piscina semi-olímpica, campo de futebol, quadras poliesportivas, salas de dança, ginástica e musculação.

 

“A Escola do SESC tem um grande diferencial que é um ensino integral, no qual os alunos moram e estudam na escola com todas as despesas educacionais pagas pelo SESC, além de assistência médica e odontológica durante os três anos do ensino médio. Os estudantes participam também de palestras com integrantes da Academia Brasileira de Letras, cursos e intercâmbio pelos EUA”, explicou a Coordenadora do ESEM no Maranhão, Gracy Niédja Brandão.

 

Diversos pais foram ao SESC Deodoro acompanhar os filhos durante a aplicação das provas, em um momento de decisão na vida desses adolescentes que sonham com um ensino de qualidade. Na oportunidade, eles puderam desfrutar de um confortável espaço e a exibição do filme “O Avião” , do diretor Cedric Kahn, através do programa de mediação educativa e cultural oferecido pelo SESC.

 

Para a mãe Nilma dos Santos, que acompanhou a filha para o teste seletivo, a expectativa é muito grande, pois sonha com uma melhor educação para a filha. “A escola SESC de Ensino Médio é uma grande oportunidade para nossos filhos, pois é um lugar seguro, sem custos e com um ensino que é referência no país, embora seja distante, será uma experiência educacional e cultural para minha filha. Conheci a escola ano passado e pude verificar a qualidade da estrutura e a segurança, por isso decidimos apoiá-la”, afirmou.

 

Confira as instalações e toda a estrutura da Escola SESC de ensino Médio:

http://www.escolasesc.com.br/?secao=78257&categoria=78392&id_noticia=233620