SESC estimula educação alimentar na infância

24/08/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

Crianças de 05 e 06 anos de idade do Ensino Infantil do SESC realizam nos dias 25 e 26 de agosto, às 9h e 15h, na unidade SESC Deodoro, uma exposição sobre Alimentação Segura. A atividade é uma ação do projeto Alimentos Seguros (PAS) desenvolvido pelo Sistema Fecomércio através do SESC e tem o objetivo de socializar o conhecimento adquirido em sala de aula com os demais professores e alunos da educação infantil.

 

O PAS é uma ação sugerida pelo Departamento Nacional do SESC e vem sendo desenvolvida desde maio deste ano, através da qual, as crianças recebem orientações sobre contaminação, manuseio e conservação dos alimentos. O projeto tem o objetivo de inserir o conteúdo de alimento seguro no cotidiano dos alunos, contribuindo para a formação do indivíduo como multiplicadores de informações, numa aprendizagem gradual e significativa.

 

Para a professora do ensino infantil, Aliete Gonçalves Martins, que acompanha os alunos de 6 anos de idade, a atividade é enriquecedora e favorece a troca de experiências em sala de aula. “Eles trazem a experiência de casa, experimentam na prática como devem organizar uma geladeira e levam o conhecimento adquirido para os pais, numa troca de experiências enriquecedora”, afirma a professora.

 

Durante as aulas, as crianças recebem informações sobre a história dos alimentos (desde a época da pré-história à forma de armazenamento nos dias atuais), aprendem sobre a higiene pessoal e os cuidados na hora de consumir um alimento fora de casa. “As crianças aprendem a distinguir o alimento saudável e seguro daquele que não pode ser consumido e eles questionam os pais, por exemplo, sobre a tábua de madeira para cortar alimentos, um aprendizado que vai passando de filhos para pais”, explica a professora Ronysia Kassandra Fontenele, que acompanha os alunos de 05 anos de idade.

 

A educação é uma das prioridades do SESC, através do qual, desenvolve ações voltadas para a formação de crianças, adolescentes e adultos, visando a sua preparação para o exercício da cidadania. A Instituição está presente durante todo o ano em várias etapas do processo educacional. Destaca-se pelo seu caráter interdisciplinar, também desenvolvido através de projetos integrados de outras áreas.

 

O resultado desse trabalho é reconhecido pelos pais que confiam no ensino construído com os alunos em sala de aula. “Tenho uma filha de 06 anos que estuda no ensino infantil do SESC e confio no conteúdo desenvolvido em sala de aula, percebo que ela tem muito conhecimento, conversa sobre diversos assuntos e consegue fazer amizades com muita facilidade, resultado do trabalho da equipe pedagógica do SESC”, reconhece a mãe Gisele Ribeiro.