Equilíbrio físico e emocional na terceira idade

27/08/2010 às 00:00 por Viviane Franco

A depressão na terceira idade é um mal silencioso que não faz distinção de cor ou classe social, e que deve ser combatido. Com esse intuito, o sistema Fecomércio, através do SESC, realizou ontem, dia 26, no Auditório do SESC Turismo, uma palestra sobre depressão na terceira idade.

A palestra, proferida por Moabe José, contou com a participação de dezenas de idosos do grupo da terceira idade do SESC Turismo. De acordo com a assessora do grupo, Ironeide Soares, “a proposta do SESC para a terceira idade é trabalhar a qualidade de vida dos idosos, promovendo a autonomia deles; nesse ponto nós somos referência”, declarou a assessora.

A depressão na terceira idade tem diversas origens, mas as mais comuns estão relacionadas com a quebra da rotina, devido à aposentadoria, e à perda de amigos e parentes queridos. A saúde física dos idosos é muito importante, e merece todo cuidado possível, mas não somente ela, a saúde emocional também merece atenção.

Para o palestrante, Moabe José, “os problemas emocionais dos idosos devem ser tratados com o maior carinho, em primeiro lugar pela família, com um olhar especial, de respeito, de proteção”, enfatizou. Moabe José ainda listou como alternativas para o equilíbrio físico e emocional, a meditação, a ioga, e exercícios orientados.

Segundo Moabe, “quando nos desesperamos somos visitados pelo medo, pela depressão, desânimo e estresse. Dessa forma, criamos vícios mentais. Pensamentos negativos adoecem tanto o nosso corpo, quanto a nossa alma”. Esse foi apenas um dos muitos bons conselhos ouvidos na conferência sobre depressão na terceira idade.

A palestra foi de grande valia para os idosos. Para Maria da Conceição, a conferência “foi muito importante, maravilhosa; consegui tirar muitas coisas dela, a mais importante é que nós somos os responsáveis pela nossa vida”. Já Antônio Maia é contundente: “os esclarecimentos da palestra abriram minha mente, foi muito boa a “conversa” com o palestrante”.

A conferência sobre depressão na terceira idade foi mais uma ação social do Trabalho Social com Idosos – TCI realizada pelo SESC. Outros trabalhos são desenvolvidos pelo setor, como, por exemplo, oficinas de trabalhos manuais, pintura em tela, oficina de memória, oficina de movimentos, passeios, sessões de cinema, entre outras. O grupo da terceira idade do SESC Turismo propicia aos idosos um espaço agradável e seguro de integração, além de proporcionar qualidade de vida e o aumento da autoestima.