Acampamento de Escoteiros

02/09/2010 às 00:00 por Viviane Franco

O 4º Grupo de Escoteiros Visconde de Cayru (GEVIC) realiza no período de 4 a 7 de setembro, acampamento no Campo Escola no município Paço do Lumiar/MA,  reunindo representantes de cinco grupos de escoteiros. A atividade é uma das ações de comemoração dos 50 anos do GEVIC, festejado em julho deste ano.

Cerca de 250 pessoas estarão envolvidas na atividade entre elas, os membros juvenis representantes dos grupos 1º Grupo Coelho Neto, 4º GEVIC, 5º Grupo Domingos da Silva Borges, 10º Grupo Piatã e o 20º Grupo José Ribamar Nascimento; além de chefes de escoteiros e coordenadores dos grupos.

Durante o acampamento, adolescentes e jovens participantes, com idade entre 7 a 21 anos, estarão desenvolvendo atividades de técnicas escoteiras, e de segurança, ou seja, colocando em prática no campo o que se aprende na sede; uma oportunidade de crescimento do espírito escoteiro. Ações como montagem das barracas, preparação das próprias refeições, diversão através de jogos, montagem da fogueira, são momentos que os escoteiros lembram por muito tempo, através de uma vivência individual e coletiva.

O 4º GEVIC realiza acampamentos anuais com os seus integrantes, porém, este é especial em comemoração aos 50 anos do grupo, festejado no dia 17 de julho em solenidade realizada no SESC Turismo. Criado em 1960 com o apoio do Sistema Fecomércio, através do SESC, o 4º GEVIC é responsável pela formação cívica de centenas de crianças e jovens através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na honra, na vida ao ar livre e no trabalho em equipe.

Dentre as atividades propostas para o acampamento, destacam-se: no dia 04/09 – noite cultural com apresentações de músicas e canções das décadas de 60, 70, 80 e 2000; no dia 05/09 – Ação Social numa Comunidade do Paço do Lumiar; 06/09 – caminhada para Mojó; 07/09 – Visita a São José de Ribamar e feijoada de encerramento.

Para a Diretora Pedagógica do 4º GEVIC, Narcisa Rocha, o acampamento é uma ótima oportunidade de vivência em um espaço livre, “em contato com a natureza, na qual os jovens estarão cuidando de si e dos outros, vivenciando experiências individuais e coletivas, aprendendo a sobreviver em espaços diferentes do cotidiano deles”, explica.

Ação Social – Os Seniors – fase do movimento escotista formado por meninos e meninas de 14 a 18 anos, coordenarão na tarde do dia 05 de setembro, das 14 às 17h, uma ação social em uma comunidade do município Paço do Lumiar/MA. Serão realizadas ações de higiene bucal como aplicação de flúor e orientações sobre escovação com distribuição de escova dental, além de aferição de pressão, palestra sobre nutrição. A ação conta com o apoio de acadêmicos e profissionais dos cursos de odontologia e nutrição das faculdades UFMA e Uniceuma.