Projeto Eureka: disseminando conhecimento

02/09/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Estamos em ano de eleição, e este é um tema recorrente nos jornais e conversas populares. Por isso, o auditório do SESC Deodoro recebeu na manhã de quarta-feira, dia primeiro, o retorno do projeto Eureka com a palestra Eleições 2010, proferida pelo Juiz Eleitoral, José Eulálio Figueiredo Almeida, diretor do Fórum Eleitoral de São Luís.

O projeto, desenvolvido pelo sistema Fecomércio, através do SESC, tem o objetivo de proporcionar um momento de discussão e troca de idéias sobre temáticas relevantes para a cidadania e vida dos servidores do SESC. De acordo com a gerente do SESC Deodoro, Telma dos Anjos, “o projeto é muito importante porque vem de encontro com os interesses dos servidores, é um espaço que proporciona informação e por isso deve ser levado adiante”, declarou.

Na palestra, José Eulálio Figueiredo Almeida esclareceu quais os documentos necessários no ato do voto, as mudanças na lei eleitoral, o novo projeto de votação biométrica, além da importância do voto. Para o Juiz, o voto “é um momento único de exercício da cidadania, em que o cidadão faz a escolha de quem ele quer ver governando a nação; por isso, o voto é muito importante”, afirmou.

Os ouvintes estavam atentos a cada esclarecimento dado, e foram enfáticos na importância do projeto. Para Jéssica Sousa, a palestra foi importante porque esclareceu as principais dúvidas que ela tinha sobre as eleições. Outra ouvinte, Paula Barros, é contundente, “a palestra foi edificante, ajudou a elucidar várias questões, como a nova lei, por exemplo; uma palestra desse porte ajuda muito a gente”, declarou a funcionária.

O projeto Eureka prima pela informação de qualidade por acreditar que a informação é um bem valioso na sociedade moderna, por isso, suas ações sempre têm um caráter didático, que busca disseminar conhecimento.