Terceira Idade expõe na galeria do SESC

09/09/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

 

 

A pintura é uma das expressões artísticas mais antigas e usadas pelo homem. Ela sintetiza sentimentos e emoções, além disso, é uma forma de arte que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, como vem provar a exposição “Cores da Maturidade”, produzida pelo grupo da terceira idade do SESC Turismo. A abertura da exposição será nesta sexta-feira, dia 10, às 16h, na Galeria de Artes do SESC, e o público em geral pode conferir os trabalhos até o dia 30 de setembro, de segunda à sexta, no horário das 8h30 às17h30.

 

A mostra coletiva é formada por quadros pintados em acrílico sobre tela, produzidos por idosos de 60 a 90 anos integrantes do Trabalho Social com Idosos – TSI do SESC Turismo. De acordo com Ironeide Soares, assessora do grupo, “a exposição tem o objetivo de mostrar a capacidade que os idosos têm de perceber a natureza, a família e a importância das coisas no cotidiano deles”. Nas pinturas estão representados objetos, paisagens, flores e animais.

 

Cores da Maturidade é fruto de um curso de pintura oferecido ao grupo da terceira idade no primeiro semestre, e vem de encontro com a proposta do SESC para  a terceira idade, que prima pela qualidade de vida e autonomia dos idosos.

 

Mesmo com a idade avançada, que poderia significar solidão e inatividade, os integrantes do grupo da terceira idade, são participantes assíduos de todas as atividades do SESC voltadas à terceira idade. Hildine Oliveira, de 69 anos, que participou do curso de pintura, e tem presença marcada na exposição, declara empolgada, “o curso abriu a minha mente para a criação, a partir daí, coloquei tudo de bom que tem em mim na pintura; mas eu não parei de pintar depois do curso, estou colocando o aprendizado em prática”.

 

O grupo da terceira idade do SESC Turismo completa este mês 12 anos de existência, e atualmente atende cerca de 170 idosos, que participam de diversas atividades e cursos oferecidos pelo sistema Fecomércio, como, oficinas de trabalhos manuais, pintura em tela, palestras, oficina de memória, oficina de movimentos, passeios, sessões de cinema, entre outras. Essas atividades melhoram a qualidade de vida e a auto-estima daqueles que já lutaram muito na vida, e propiciam um ambiente saudável de integração social.