O talento de pessoas com alzheimer em exposição

21/09/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Em comemoração ao dia Mundial do Alzheimer, celebrado hoje, dia 21 de setembro, o sistema Fecomércio, por intermédio do SESC em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) realiza a exposição “Memórias com Arte”. A exposição traz trabalhos de colagem, pintura, quadros e desenhos produzidos por pessoas com Alzheimer e está aberta ao público durante todo o dia de hoje, na área de vivência do SESC Deodoro.

A exposição tem o objetivo de orientar a população sobre o tratamento e os principais sintomas da doença, aproximando pacientes e familiares. “Qualquer pessoa a partir dos 50 anos pode desenvolver o Alzheimer, portanto é fundamental o exercício da memória e atividade física, além de conhecer como a doença funciona”, afirma a presidente da Abraz, regional Maranhão, Ana Lúcia Helal.

A Abraz é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de educação em saúde, sendo formada por familiares das pessoas com doença de Alzheimer, cuidadores e profissionais de diversas áreas e voluntários. O SESC apóia a Associação há quatro anos e disponibiliza suas instalações para as reuniões mensais realizadas pelo grupo, que acontecem no primeiro sábado do mês, às 15h, no auditório do SESC Deodoro.

Para Suely Basílio, que observava os trabalhos, a exposição é uma ação muito importante, principalmente para os familiares de pacientes com a doença. “Agradeço ao SESC pela abertura para atividades como essa, pois a exposição é muito importante para que as pessoas penetrem no mundo de uma pessoa com Alzheimer”, elogia Suely.

Há um ano e meio acompanhando a mãe, dona Ana Basílio, de 82 anos, que tem Alzheimer, ela revela que a orientação é essencial e aproxima o paciente dos seus familiares. “Existem muitos casos em que os familiares não sabem como ajudar, mas eventos como este, proporcionam a troca de experiências que nos ajudam a penetrar no mundo dos pacientes e a contribuir para a qualidade de vida deles”, acrescenta Suely.

Dentro da programação, será realizada hoje à tarde, a partir das 15h, um Sarau Solidário com a banda do SESC “Retratos e Canções” na área de vivência do SESC Deodoro.

A doença – o Alzheimer é degenerativo, isto é, produz atrofia progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, e provoca a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento. As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas.

Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença: a diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina; exposição/intoxicação por alumínio e manganês; infecções cerebrais e da medula espinhal e pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.

Não existe cura conhecida para a doença, por isso o tratamento destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa doente dos efeitos produzidos pela deterioração trazida pela sua condição. Antipsicóticos podem ser recomendados para controlar comportamentos agressivos ou deprimidos, garantir a sua segurança e a dos que a rodeiam. Mais informações: http://www.abraz.com.br/default.aspx?pagid=DSDEOMOO&navid=65