Projeto Sonora Brasil

24/09/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Projeto Sonora Brasil do SESC e a difusão da música erudita

O interesse pela música instrumental erudita é cada vez maior no nosso país. Nos lugares mais interiorizados ou nos grandes centros as apresentações desse tipo de música lotam os auditórios e emocionam as plateias. Como prova disso basta lembrar das apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB, que aconteceram em anos anteriores em São Luís, na praça Maria Aragão. O argumento que esse tipo de música não agrada a população cai por terra a cada concerto, evidenciando que o problema é a falta de acesso às obras eruditas.

E com objetivo de fazer circular e difundir a música erudita brasileira, o sistema Fecomércio, por intermédio do SESC, desenvolve o Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais. Desta vez o palco do projeto no Maranhão é a cidade de Caxias. A Princesa do Sertão recebe, hoje, 25, às 19h, no auditório do SESC Caxias, o Quinteto Leão do Norte.

O Sonora Brasil, que acontece pela segunda vez na cidade de Caxias, percorre os mais diferentes recantos do país apresentando programações inéditas, elaboradas especialmente para o evento, levando ao público o melhor da música brasileira. Para o gerente da unidade SESC Caxias, Ângelo Couto, “o Sonora Brasil do SESC é um projeto inovador para a cidade, ele traz à população apresentações inéditas e músicas de qualidade. A nossa expectativa para a apresentação é muito boa, é uma excelente oportunidade para os moradores de Caxias conhecerem a música erudita”, declarou.

O projeto do SESC atua na formação de platéias, através de apresentações regulares e sistemáticas, que contribuem para a ampliação do nível cultural dos espectadores, além disso, o projeto fomenta a abertura de caminhos para a música que não encontra espaço no mercado fonográfico, e que raramente aparece na pauta dos grandes meios de comunicação. Para a estudante universitária, Thaynara Oliveira, que já apreciou os concertos do projeto, “é interessante observar o crescimento de uma outra vertente cultural no nordeste em contraponto com a música de massa (forró e congêneres) numa área mais intelectual. Isto tudo é muito bom, para todo mundo. O SESC é um grande incentivador na difusão da música de qualidade”, comentou.

Este ano o tema do Sonora Brasil é a “Música Brasileira do Século XX”, e faz uma homenagem à obra de dois grandes músicos eruditos brasileiros: César Guerra-Peixe e Claudio Franco de Sá Santoro. Em comum esses virtuosos compositores possuem a técnica de composição conhecida como dodecafonismo, uma sistema de organização de alturas musicais criada na década de 1920 pelo austríaco Arnold Schoenberg. Além dessa técnica, esses compositores são conhecidos pela apropriação que fazem da música folclórica nacional e da música indígena. Da união dessas influências nasce uma música erudita brasileira de qualidade. E é essa música que o Quinteto Leão do Norte vem trazer ao público caxiense.

O Quinteto possui uma combinação mista de instrumentos de sopros e instrumentos de cordas, e foi formado exclusivamente para o circuito musical do Sonora Brasil 2010. A base do grupo é o Quarteto de Cordas Encore, que realiza um trabalho de qualidade reconhecida na cidade de Recife.

Os jovens músicos do Quinteto Leão do Norte possuem larga experiência como interpretes e professores, e, além disso, possuem trabalhos paralelos em orquestras e conjuntos de câmara em Pernambuco. O grupo é formado por Gueber Santos (clarinete), Carlos Santos (violino), Nilson Galvão Jr. (violoncelo), Nilzeth Santos (viola) e Rogério Acioli (flauta).

A apresentação do quinteto Leão do Norte é a terceira de uma série de 4 apresentações do Sonora Brasil no Maranhão. O palco do projeto, em São Luís, já recebeu o Quinteto Latino Americano de Sopros e o Quarteto de Brasília. A quarta e última apresentação do projeto será feita pelo Conjunto GYN Câmara, de Goiás, na capital do estado, dia 30 de setembro.

Em 2010, em sua 13º edição,o projeto apresenta 340 concertos, grande parte deles em cidade distantes dos grandes centros culturais urbanos, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil, com ações voltadas para a formação de ouvintes refinados de música brasileira.