Escola SESC de Ensino Médio

29/09/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Nove alunos de escolas da rede pública do Maranhão foram aprovados para a segunda etapa de seleção para a Escola SESC de Ensino Médio (ESEM). A escola oferece ensino integral gratuito e de qualidade a adolescentes da rede pública de ensino de todo o país na comunidade residencial, localizada no Rio de Janeiro/RJ, que oferece dormitórios, laboratórios, computadores individuais, salas de vídeo, através dos quais alunos e professores compartilham vivências e culturas.

 

Cerca de 140 alunos, com a idade entre 13 e 15 anos, participaram da primeira etapa, que consistiu na aplicação de uma prova com 30 questões de conhecimentos gerais, matemática, história, ciências, português e redação. As provas foram aplicadas, no último dia 22 de agosto, nas cidades maranhenses de São Luís, Caxias e Itapecuru. Dos aprovados, um é da cidade de Itapecuru, dois de São Luís e seis da cidade de Caxias.

 

A próxima etapa será divulgada pelo Serviço Social do Comércio do Maranhão e consistirá na etapa final para preenchimento das vagas disponíveis para o Maranhão, um percentual distribuído de acordo com a densidade demográfica dos Estados.

 

Com turmas de até 15 alunos, a ESEM funciona no Rio de Janeiro numa estrutura que proporciona aos estudantes um programa acadêmico individualizado e condições diferenciadas de apreensão dos conteúdos propostos, além de um leque de atividades de esporte e lazer, além de programações externas, como caminhadas, passeios de bicicleta e excursões ecológicas em um conjunto esportivo com ginásio coberto, piscina semi-olímpica, campo de futebol, quadras poliesportivas, salas de dança, ginástica e musculação.

 

“A Escola do SESC tem um grande diferencial que é um ensino integral, no qual os alunos moram e estudam na escola com todas as despesas educacionais pagas pelo SESC, além de assistência médica e odontológica durante os três anos do ensino médio. Os estudantes participam também de palestras com integrantes da Academia Brasileira de Letras, cursos e intercâmbio pelos EUA”, explicou a Coordenadora do ESEM no Maranhão, Gracy Niédja Brandão.

 

Abaixo, a lista dos candidatos classificados para a segunda fase do processo seletivo em ordem de inscrição, não constituindo ordem classificatória. Os candidatos, cujos números de inscrição estiverem na lista, serão convocados pelo Departamento Regional do SESC/MA, para participação na fase seguinte do processo admissional.

                                                                                                         

Lista das inscrições aprovadas para a segunda etapa:

 

MA00029

MA00042

MA00053

MA00054

MA00064

MA00094

MA00113

MA00126

MA00147