Copa SESC 2010

04/10/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Tudo pronto para uma das maiores festas esportivas do cenário maranhense. A XX Copa SESC, promovida pelo sistema Fecomércio, através do SESC, inicia seu calendário de atividades segunda-feira, dia 4. A Copa tem o objetivo de incentivar a prática esportiva dentro das empresas, escolas e associações, favorecendo a integração dos atletas com ações que propiciem o desenvolvimento físico e social.

Como nas edições anteriores, o marco da Copa é a competitividade saudável e integrativa. De acordo com o técnico especializado em Educação Física, e coordenador da Copa, Alexandre Washington, “É um momento de singular confraternização e integração dos comerciários e da comunidade, além disso, é um incentivo às práticas saudáveis do esporte, o que melhora a qualidade de vida dos atletas que participam da Copa”.

Este ano os atletas disputam as medalhas de três modalidades esportivas: futsal, futebol e beach soccer, subdivididas em futsal comerciário e adulto feminino, futebol de campo sub 13 e sub 16, e beach soccer adulto. Os jogos do futsal acontecem no complexo esportivo do SESC Deodoro, de segunda a sexta, a partir do dia 4, às 19h. A disputa do futebol acontece no Campo do Comerciário, na Maiobinha, aos sábados pela manhã, a partir do dia 9. E os jogos do beach soccer, aos domingos, na praia de São Marcos, em definição de acordo com a maré.

Os times já foram escalados e os primeiros jogos definidos. Entre os atletas a ansiedade é grande. “A expectativa é que este ano nós possamos ter bons jogos, boas disputas. Sempre na paz, em jogos tranqüilos, levantando a bandeira do esporte como meio de integração social, não só entre os atletas, mas também com o público que vem assistir aos jogos, neste projeto do SESC que tem grande visibilidade no Maranhão. E esperamos, é claro, ser mais uma vez campeões da Copa”, declarou o atleta João Torres, do time SESC Adm, atual campeão do Futsal.

Consolidando-se como um dos maiores eventos esportivos do Maranhão, a Copa SESC, além do lado esportivo, tem um lado social. No ato da inscrição, cada atleta doou dois quilos de alimentos, totalizando aproximadamente 1.300 quilos, que serão doados às instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil, que atua contra a fome e o desperdício de alimentos.

Em sua vigésima edição, a Copa SESC conta com a participação de 60 equipes, e 848 atletas, distribuídos em três modalidades. Os números comprovam que a Copa está na lista dos grandes eventos esportivos do estado.