A dramatização teatral em destaque no SESC

05/10/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Análise de texto e técnicas de leitura encenada” reúne trinta profissionais do teatro, entre diretores e atores, dos grupos maranhenses Drao, Abluir, O Improviso e Cia Sagração de Teatro, durante os dias 04, 05 e 06 de outubro no auditório do SESC Deodoro. A atividade faz parte do projeto “Dramaturgia: Leituras em cena”, desenvolvido pelo programa Cultura do SESC Nacional em parceria com os Regionais, e promove uma série de ações como oficinas, ensaios e apresentações das leituras dramáticas.

 

Realizado há cinco anos no Regional Maranhão, o projeto tem como objetivo principal a valorização do texto e a leitura dramática entre o público da área cênica e a comunidade em geral, incentivando a partir da leitura de textos teatrais nacionais, a reflexão e o debate sobre a importância do papel da dramaturgia no teatro e o intercâmbio entre profissionais da área.

 

A oficina ministrada pelo diretor, dramaturgo e professor de teatro Diego Molina, do Rio de Janeiro, utiliza-se de recursos audiovisuais, jogos teatrais, técnicas vocais e de uma seleção de textos teatrais – dos clássicos aos contemporâneos – como ferramentas para uma oficina dinâmica e de conteúdo, auxiliando os participantes na percepção das formas e na compreensão do significado da obra.

 

“O projeto permite que profissionais do teatro possam não somente tem uma abordagem dinâmica de textos das mais diversas naturezas, mas ter a chance de trabalhar a interação entre o grupo e aprender alguns mecanismos para a realização de uma boa leitura dramatizada”, explica a arte-educadora do SESC Deodoro, Adriane Reis.

 

Em 2010, o projeto “Dramaturgia: leituras em cenas”, anteriormente desenvolvido somente em São Luis, realizará a segunda etapa na cidade de Caxias/MA. O resultado dos textos trabalhados poderá ser conferido durante a V Mostra SESC Guajajara que será realizada no período de 22 a 29 de outubro, em São Luis. A Mostra reunirá projetos nacionais e locais em várias linguagens artísticas transformando a cidade numa aldeia para reflexão e fomento da produção local.