Dia do Pão

15/10/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Em mais um ano o Sistema Fecomércio através do Programa Mesa Brasil do SESC realizará ações em comemoração ao dia do alimento mais antigo da humanidade: o pão, festejado neste sábado dia 16 de outubro. O eixo principal dessa comemoração está na solidariedade, com a doação de pães  às entidades beneficentes que acontecerá a partir das 8h, nas comunidades Vila Mauro Fecury II e Vila Nova, em São Luís.

A expectativa é de arrecadar 25 mil pães beneficiando cerca de 2.500 famílias, onde serão distribuídos 10 pães por família. Para alcançar essa meta várias empresas parceiras farão parte desta ação entre elas a Moinho de Trigo, Rosa Branca, Supermercado Carone, Panificadora Pão Nosso e Supermercado Mateus, empresas parceiras do programa Mesa Brasil, serão os doadores do produto.

As famílias interessadas devem procurar as Instituições atendidas pelo Mesa Brasil nessas comunidades. Na Vila Mauro Fecury II, por exemplo, o cadastro será feito nas seguintes instituições: Escola Comunitária Lápis na Mão, Jardim Infância Três Patinhos, Escolinha Comunitária Deus Criou, e Escola Comunitária Benção de Deus. Na comunidade Vila Nova, o cadastro será feito na instituição Nossa Senhora das Graças de Vila Nova.

O Mesa Brasil é um programa de redistribuição de alimentos que busca equilibrar onde há excesso e sobra de alimentos, e atua na complementação de milhares de refeições oferecidas pelas Instituições atendidas pelo programa, promovendo cidadania e qualidade de vida e fazendo sua parte para a redução das carências nutricionais e combate ao desperdício alimentar.

Para a Coordenadora do programa Mesa Brasil do SESC, Valdinete Reis, é importante destacar que a matemática da parceria está proporcionando mais uma vez esta ação. “existe uma grande expectativa para a ação. Espero que possamos alcançar o desafio de arrecadar 25mil pães e que, assim, as famílias possam, pelo menos nesse dia, ter o pão para se alimentar, por isso contamos com a parceria de várias empresas do setor”, afirma a coordenadora.

O programa desenvolve um trabalho de complementar a alimentação servida em 75 instituições sociais de São Luís atendidas permanentemente pelo programa, além de Instituições eventuais. Também são atendidas Instituições das cidades maranhenses de Caxias e Aldeias Altas. São creches, asilos, albergues, orfanatos, entre outras.

Para ser doadora, a empresa precisa entrar em contato com a coordenação do programa Mesa Brasil que funciona no SESC Administração. Após esse primeiro contato, a equipe do Mesa Brasil realiza uma visita para cadastrar a empresa no programa. Uma vez parceira, está isenta de alguns impostos como IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços).