I Copa SESC Internacional de Karatê

29/10/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Grandes lutas e competitividade. Assim promete ser a I Copa SESC Internacional de Karatê. A competição, organizada pelo sistema Fecomércio, por intermédio do Serviço Social do Comércio, será realizada amanhã, 30, com abertura às 8h30, no Complexo Esportivo do SESC Deodoro, com entrada gratuita.

O campeonato conta com a participação de equipes da Guiana Francesa, Martinica, Maranhão, Pará, Piauí e Ceará. Os maranhenses estão representados pelas cidades de São Luís, Imperatriz e São Mateus. Este ano 118 atletas disputam medalhas e troféus da Copa, distribuídos em quatro categorias: infantil, de 10 a 13 anos; cadete, de 14 a 15 anos; juvenil, de 16 a 17 anos; e adulto, acima de 17 anos.

A Copa SESC de Karatê é um evento tradicional no Maranhão, já está em sua décima quinta edição, a novidade deste ano é a participação de equipes de outros países, tornando a competição internacional. O Professor Pedro Almeida, organizador do evento, mostra-se confiante na realização da Copa: “ao longo do tempo nosso campeonato foi crescendo, ele começou em nível regional, agora estamos ganhando muita visibilidade, e já contamos até com a participação de equipes estrangeiras, sinal de que é um grande evento”, comentou.

A proposta do campeonato é despertar nos atletas a integração, a troca de experiências, e o companheirismo. Os karatecas maranhenses estão muito motivados e treinando forte para o campeonato.

Os atletas disputam as medalhas em duas modalidades: o shia kumite, que é a luta entre os atletas, e o shia kata, que se baseia apenas nos movimentos dos golpes. As partidas shia kumite duram 3 minutos, e os golpes valem de 1 a 3 pontos. Já o shia kata, é disputado pela aplicação correta dos movimentos, pela força e pela postura adequada.