SESC na quarta Feira do Livro de São Luis

14/11/2010 às 00:00 por Viviane Franco

SESC coordena a programação infantil da 4ª Feira do Livro de São Luis

A criançada tem espaço garantido na quarta edição da Feira do Livro de São Luis, o espaço “Brincando com a Leitura”. O sistema Fecomércio, por meio do SESC, é o responsável pela programação infantil e oferece diversas atividades educativas e culturais para a animação dos visitantes.

O SESC também é co-realizador do evento que este ano traz como patrono o escritor e cineasta maranhense José Louzeiro. A feira acontece até o dia 21 de novembro na Praça Maria Aragão, Espaço Cultural, Praça Gonçalves Dias e Centro de Formação do Professor (SEMED).

A programação infantil começa às 14h30 com um grupo de animação que acolhe as crianças estimulando a integração e a animação dos visitantes. Em seguida, a criançada participa de um momento de pintura facial com o grupo Pincel Mágico, além de oficinas de ilustração, conto, poesia e tirinha.

Para estimular a criatividade das crianças, o SESC oferece oficinas de Tangram e Origami. Jogo de quebra-cabeça chinês, o Tangram é conhecido como o jogo de sete peças e é muito utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador das formas geográficas, além de seu um ótimo instrumento para treinar o raciocínio lógico das crianças.

Transformando papel em arte, a criançada aprende também a fazer diversos desenhos a partir da dobradura de papel na oficina de Origami. Do japonês: "dobrar", e kami, "papel", origami é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

No espaço infantil, a criançada também confere a exibição de curtas de animação através do projeto Cine SESC que traz o melhor da literatura brasileira. Ao todo, serão exibidas cerca de 70 sessões durante os dias da feira. Entre os curtas exibidos, destacam-se “No espelho do céu” que faz uma reflexão sobre a ingenuidade da infância, e “O gigante egoísta”, de Oscar Wilde que traz a temática do egoísmo no mundo da criança.

Teatro

O teatro também é destaque no “Brincando com a Leitura” que traz espetáculos no teatro Reynaldo Faray. Confira a programação:

– Dia 15 (segunda-feira) – “O Conto da Borboleta”, com André Francisco, às 16h50.

– Dia 16 (terça-feira) – “Ciranda”, com Silvana Noely, às 15h40 e Grupo Gamar, às 16h-17h

– Dia 18 (quinta-feira) – “Encantos da Ilha”, com Eliaquim Maia, às 17h20.

– Dia 19 (sexta-feira) – “Princípios dos 3 erres”, às 17h30.

– Dia 20 (sábado) – “Capitão Livrão”, com Teatro Improviso, às 17h40

– Dia 21 (domingo) – “Macaco, macaquice e macacada”, do grupo Xama Teatro, às 17h40.

 

Biblioteca na feira

O melhor da literatura infantil estará em exposição para manuseio da criançada que participar da 4ª Feira do Livro de São Luis. A Biblioteca Rosa Castro do SESC disponibilizará um estande com cerca de 200 obras infantis. Na programação, além do acervo disponível, o SESC promove “A Hora do Conto”, com contação de histórias, uma ação educativa realizada pelas bibliotecárias da Instituição.