Espaço Infantil

18/11/2010 às 00:00 por Viviane Franco

SESC incentiva a criançada a produzir poesia

Para estimular a criançada pelo gosto da leitura, o sistema Fecomércio, através do SESC, realiza oficina de poesia durante a quarta edição da Feira de Livro de São Luis. A oficina é uma das atividades realizadas pelo SESC que é co-realizador da feira e coordenador do espaço infantil, o “Brincando com a Leitura”.

A programação infantil começa com a animação dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, Emília e Visconde de Sabugosa, que recepcionam a criançada a partir das 14h30, em seguida, o grupo Pincel Mágico realiza pintura facial. Depois de caracterizados, as crianças participam de oficinas de conto, tirinha, targram e ilustração.

O objetivo das oficinas é levar o público infantil que visita a feira à leitura através da poesia, da produção de tirinhas e assim, desenvolver o gosto pela leitura, a partir daquele estilo que se identifique e goste de ler, afinal, “quem lê é bem informado e conhece o mundo”, considera a oficineira Áurea Froes, professora do ensino médio, facilitadora da oficina de poesia.

Através da leitura de poesias de José Paulo Paes, Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar, Mário Quintana, Machado de Assis, Carlos Drumond de Andrade e Gonçalves Dias, além de outros escritores nacionais e locais, os textos são selecionados de acordo com a idade das crianças que visitam o estande. Após a apresentação das poesias, as crianças aprendem a estrutura da poesia com suas métricas e rimas.

“Na poesia, cada palavra tem seu papel não apenas por seu significado, mas por seu ritmo, pela sua sonoridade, pela forma como se relaciona com as outras palavras, e, modernamente, até mesmo pelo seu aspecto visual”, explica Áurea Froes.

Após uma breve explicação teórica, as crianças produzem suas próprias poesias, entrando assim, no mundo da fantasia, ressaltando o encanto poético a partir da interpretação de textos e cenários vivenciados por elas.

Para Emilly Durães, de 11 anos, a oficina ressaltou o encanto dela pela infância. “Na hora da produção da minha poesia, eu pensei em como é bom ser criança e explorei imagens e brincadeiras que eu gosto e que estão presentes em minha vida”, destaca Emilly.  

Produção

As oficinas duram cerca de 40 min e contam com a participação de cerca de 20 crianças, com idade de 02 a 17 anos. Por dia são realizadas quatro oficinas. Para a produção da oficina de poesia, por exemplo, são utilizados lápis, caneta colorida, lápis de cor, papel, além de poesias impressas.

“É muito prazeroso ver o envolvimento das crianças na atividade lúdica, diferentemente da aula, pois aqui direcionamos os textos para a aprendizagem imediata, procurando despertar os gosto das crianças para a leitura e a produção poética”, ressalta a oficineira Áurea Froes.

Feira

A 4ª Feira do Livro de São Luis acontece até o dia 21 de novembro, na Praça Maria Aragão e Espaço Cultural, e traz como tema “O Livro é guia e instrumento da sabedoria”, uma homenagem ao escritor e cineasta José Louzeiro, o SESC desenvolve ações voltadas para os comerciários, dependentes, e comunidade em geral, principalmente crianças, com o objetivo de possibilitar o contato com o incrível mundo da leitura.

Até o final da Feira serão realizadas atividades literárias, educativas e artísticas, como palestras, oficinas, contação de histórias e exibição de filmes, relacionados com o tema da Feira.

Desde 2007, ano da primeira Feira Literária de São Luís, o SESC atua como co-realizador do projeto, por acreditar no potencial transformador da leitura, valorizando a diversidade cultural literária maranhense e brasileira.