Corredores festejam o esporte em Minimaratona

23/11/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Atletas de diferentes idades e níveis técnicos estiveram reunidos domingo, 21, para uma das grandes corridas de rua de São Luís: a Minimaratona SESC 2010. A corrida, organizada pelo sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio, contou com a participação de 648 atletas, divididos em 16 categorias, tendo como diferencial a inclusão social de deficientes físicos, visuais, intelectuais e cadeirantes.

Entre os competidores a euforia antes da largada era grande, muita empolgação e confiança davam o tom do aquecimento. Roberto Ferreira, atleta de 71 anos, pela terceira vez correndo em maratonas, destaca: “acho que a corrida vai ser muito boa, essa iniciativa do SESC é excelente, precisamos desse incentivo”.

Antonio Pereira, atleta cadeirante e experiente, participante de várias corridas de rua, inclusive duas São Silvestre, de 47 anos, é enfático: “espero completar a prova e vencer”. Outro corredor, Carlos Nascimento, 30 anos, atleta de Imperatriz, elogiou o bom nível técnico dos atletas: “a Minimaratona reúne bons esportistas e grandes competidores, o SESC está de parabéns por essa iniciativa , espero fazer uma boa corrida”, afirmou.

A largada, que teve concentração em frente ao Liceu Maranhense, foi dada por volta das 9h da manhã, e os atletas percorreram a avenida Silva Maia, a rua Celso Magalhães, a ponte Bandeira Tribuzzi, a avenida Euclides Figueiredo, a avenida dos Holandeses, chegando até o Olho d’Água, com volta na rotatória próxima à rua Mahiba Azar e entrando na rua São Carlos, com ponto de chegada em frente ao SESC Turismo, totalizando aproximadamente 13 km de percurso.

Os escotistas do 4° Grupo de Escoteiros Visconde Cairu – GEVIC, que tem o apoio do SESC, estiveram durante todo o trajeto, juntamente com uma equipe de apoio, fornecendo água aos atletas. Ao final da corrida, o grupo de escoteiros esteve presente também distribuindo os kits com lanche de recuperação aos corredores que completavam a prova.

Ao final de 44 minutos de maratona, o primeiro colocado atravessou a linha de chegada. Carlos Nascimento, que esperava apenas fazer uma boa corrida, chegou em primeiro lugar geral, e em primeiro lugar na categoria comunidade 18 a 30 anos. De acordo com o primeiro colocado “a prova foi tranquila, dentro do esperado”. Entre as mulheres, a primeira colocada geral foi Larisse de Sousa, de 19 anos, que com a vitória tornou-de bicampeã da Minimaratona SESC. Larisse foi a primeira colocada também na categoria comunidade 18 a 30 anos. Apesar da pouca idade a vencedora já conhece bem a prova, segundo a corredora “a prova foi bem organizada, e como eu já tinha a experiência do ano passaso, mantive o ritmo”, declarou.

Entre os cadeirantes, o grande vencedor na corrida foi Vilcijairon Chagas, que atribuiu a Deus a sua vitória: “contei somente com a minha disposição e a ajuda de Deus, apesar do trajeto difícil, com algumas subidas, ele me ajudou a vencer”. Antonio Pereira ficou em segundo lugar.

Na categoria deficiente visual feminino, a vencedora foi Maria Soares, corredora experiente, com participação em várias corridas. Feliz com o primeiro lugar, ela declara: “a escolha do local da prova, a premiação, e a organização foi boa, a prática esportiva integra as pessoas, o SESC só merece elogios”.

Comerciários e dependentes, comunidade, portadores de necessidades especiais, corredores profissionais e amadores, foram os protagonistas da grande festa esportiva que foi a Minimaratona SESC 2010. O grupo de corredores D2 Santos, formado há um ano e meio, participou da corrida do SESC pela segunda vez. Delmir dos Santos, integrante do grupo, e atleta há 25 anos, afirmou que a Minimaratona foi muito bem organizada, e que “o Serviço Social do Comércio está de parabéns, o apoio dado aos atletas durante a corrida foi fenomenal”.

Incentivando a prática esportiva como instrumento socializador dentro das escolas a Minimaratona contou, também, com a participação de alunos do Centro de Ensino Médio Menino Jesus de Praga, entre eles dois irmãos, Josinelma Silva e Jonaldson Moraes, ambos de 16 anos. Além do incentivo do professor de educação física da escola, os adolescentes contam com o suporte da mãe, Nelzilene Ferreira, que fornece total apoio aos filhos: “uma corrida como essa é importante para os jovens, tanto para o desenvolvimento da saúde física quanto mental, por isso apóio minhas crianças”, afirmou.

A Minimaratona foi uma corrida inclusiva. Um grande exemplo disso vem da família Cantanhede. Participaram da corrida o pai, a mãe, e o filho, que é deficiente intelectual. A primeira pessoa da família que encantou-se com as corridas de rua foi a matriarca Kátia Cantanhede, 41 anos. A partir dela, o marido, Carlos Raimundo Cantanhede, e o filho, Carlos Danilson Cantanhede, entraram para o esporte. Na Minimaratona, a mãe ficou em quarto lugar geral entre as mulheres, e em segundo na cetegoria de 41 a 49 anos, e o pai guiou o filho. Kátia Cantanhede ficou contente com a corrida: “superei minhas expectativas fiz uma boa corrida, eu gosto da corrida do SESC porque ela abre as portas para as pessoas especiais, como meu filho, espero que outras entidades sigam o exemplo do SESC”, declarou.

A corrida premiou todos os corredores com uma medalha simbólica, além disso, contemplou os três primeiros colocados de cada categoria com trofeu, medalha, e uma quantia em dinheiro.

Promovendo hábitos salutares de vida, o sistema Fecomércio e o SESC acreditam que o esporte é fundamental para o desenvolvimento físico e social da uma sociedade, além de seu reconhecido poder de transformação de vidas.