Grande expectativa para a Taça SESC de Taekwondo

26/11/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Como incentivo às práticas esportivas como instrumento de cidadania, o sistema Fecomércio, por meio do SESC, em parceria com a Federação Maranhense de Taekwondo, realiza dia 27, a partir das 8h, no ginásio Charles Moritz, no SESC Deodoro, a décima sexta edição da Taça SESC Juvenil de Taekwondo. A expectativa é que 150 atletas, representantes das cidades de São Luís, Caxias, Bacuri, Imperatriz, Buriticupu, Açailândia, e Santa Rita participem do campeonato.

Participam da competição profissionais de colégios, academias e associações de diferentes idades e níveis técnicos em busca de uma vaga no campeonato maranhense de Taekwondo que acontece no dia 18 de dezembro.

O principal objetivo do campeonato é valorizar a autoestima, amizade e respeito através de uma prática esportiva milenar preparando os atletas para o campeonato maranhense de Taekwondo. Participarão do torneio atletas divididos nas seguintes modalidades: Poosae (Simulação de luta) e Kyrogui (Luta), Ser Bom Kyrogui, Du Bom Kyrogui, e Murubi Kyrogui, de 5 a 9 anos, 10 a 13 anos, 14 a 17 anos, 18 a 30 anos e acima de 31 anos; nas categorias mirim, infantil, junior, adulto e master, respectivamente.

Em sua décima sexta edição, a Taça SESC consolida-se como um dos mais importantes campeonatos maranhenses de Taekwondo, preparando integralmente os atletas para as demais competições estaduais e nacionais. “Essa competição é uma das mais importantes e selecionará os atletas que irão representar o estado oficialmente nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Taekwondo e o Comitê Olímpico Brasileiro (COBI)”, explica o organizador do campeonato, o mestre Ivonaldo Lima, professor de Taekwondo do SESC.

A Taça SESC de Taekwondo vai premiar os três primeiros colocados de cada categoria com troféu e medalha, nas disputas individual e em equipe. Os professores devem inscrever seus atletas até hoje, 26, às 15h, no SESC Deodoro. As inscrições são gratuitas.

 “Esperamos conseguir realizar uma ótima competição dando continuidade ao nível das competições esportivas realizadas pelo SESC. E convido os professores a trazerem seus atletas e realizarmos um ótimo campeonato”, enfatiza o mestre Ivolnaldo.

Taekwondo

A Arte de usar os pés e mãos na luta através da mente, o Taekwondo é a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.