Decisões no futebol da XX Copa SESC

02/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Fim de semana de decisões na vigésima edição da Copa SESC nas modalidades futebol de campo, categoria sub-16 e futebol de areia. As disputas pelos primeiros lugares no futebol de campo acontecem neste sábado, 04, às 8h, no campo do comerciário, na Maiobinha. A semifinal e a final do futebol de areia acontecem no domingo, 05, a partir das 9h30h, na praia de São Marcos.

Depois de 32 jogos na modalidade futebol de campo, 16 jogos na categoria sub-16, e 16 jogos na categoria sub-13, a Copa SESC chega ao fim com uma média de 2.6 gols por partida na modalidade. Na categoria sub-13, o grande campeão da Copa foi o Exitus que venceu por 3×0 o Cintra, numa emocionante partida realizada no dia 27 de novembro. Também foram escolhidos os grandes destaques da modalidade, Mateus (Cintra) e Elenilson (Exitus) foram eleitos os melhores goleiros da competição, e o camisa 10, Fabrício, do SESC, foi eleito o melhor Artilheiro com quatro gols.

Na categoria sub-16, a disputa do 3º e 4º lugares acontece entre os times Cintra e Bola Certa. Já o Sampaio enfrenta o Planalto Atlético Clube na disputa pelo título de campeão da modalidade. Existe um favorito ao título, porém, para o coordenador-geral da Copa SESC, professor Alexandre Araújo, durante a competição, os times alcançaram um bom nível de jogo, com grandes jogadas em campo.

“Os times alcançaram um bom nível durante a competição, na sub-13, repetimos a final dos jogos escolares estudantis, no qual o Cintra enfrentou o Exitus, foi uma grande disputa. Na categoria sub-16, os times estão bem equilibrados, embora o Sampaio seja favorito, por apresentar melhor estrutura de treinamento, mas a decisão está em campo e o Planalto pode surpreender. Esperamos competições saudáveis, centradas no jogo em equipe e na integração entre os jogadores, um dos objetivos da Copa SESC”, considera Alexandre Araújo.

Na praia, pela semifinal da Copa SESC de futebol de areia, o Efraim enfrenta o Ouro Futebol Clube, às 9h30. O vencedor dessa disputa enfrenta o time vitorioso do duelo entre Internacional e Di Santini, às 10h10. Desses dois jogos sairão os times que irão decidir o grande campeão da modalidade. A grande final acontece no mesmo dia, logo após os jogos da semifinal.

Ao todo 12 equipes disputaram a Copa SESC na modalidade futebol de areia. Durante duas rodadas, foram realizados oito jogos, com 32 gols marcados. “É grande a expectativa para a etapa final, os times se preparam durante todo o ano para a competição, reafirmando a permanência do evento no calendário esportivo do Estado”, ressaltou a técnica especializada em educação física do SESC, Amanda Passos, uma das organizadoras da Copa SESC, na modalidade futebol de areia.

A XX Copa SESC se consolida como um dos maiores campeonatos esportivos do estado incentivando a prática de esportes dentro das empresas, escolas e associações. Além de movimentar o cenário esportivo maranhense desde o início de outubro, a Copa SESC favoreceu a integração social dos atletas com ações que propiciaram o desenvolvimento físico e social. Ao todo, o campeonato contou com a participação de 30 times, 16 no masculino, e 14 no feminino. Nas três modalidades esportivas da Copa, futsal, futebol e beach soccer, com 848 atletas disputando medalhas.