Formatura

07/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

Após três anos de experiências de estudo e de vida, os estudantes maranhenses, Lucas Eduardo Meneses Araújo, Morgana Marielle de Almeida Costa e Willames Lima de Oliveira Júnior, da cidade de Caxias, e Cássia de Sousa Martins, de Itapecuru-Mirim, concluem os estudos na Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) em noite de festa e muita emoção. A solenidade de formatura acontece amanhã, 08, às 19h, no Teatro Escola SESC, no Rio de Janeiro, com a presença de estudantes, pais, professores, e funcionários, além de gestores das unidades do SESC de todo o país.

A Escola SESC de Ensino Médio recebeu seus primeiros alunos em 2008 que experimentaram momentos de muito estudo, atividades de lazer, encontros e palestras. Após os três anos de atividades, os 168 jovens retornam para casa levando uma bagagem cultural, pessoal e profissional.

Oferecendo ensino integral gratuito e de qualidade a adolescentes da rede pública de ensino de todo o país em escola-residência, localizada na Barra da Tijuca, a ESEM funciona com a capacidade total de 500 jovens, distribuídos nos três anos do Ensino Médio. São turmas de 15 alunos, que estudam em horário integral e residem no campus, ao lado de professores e funcionários. São três estudantes em cada quarto, sempre de estados diferentes. Além do programa curricular, eles têm diversas atividades extraclasse, como oficinas de arte, esporte, música, dança, entre outras. Também faz parte da grade curricular aulas de qualificação profissional, ministradas por meio de cursos do SENAC.

Adolescentes e jovens de todo o país se encantam pela estrutura da escola. Para a coordenadora da ESEM no Maranhão, Gracy Niédja Brandão, o grande diferencial da escola SESC de Ensino Médio é o ensino integral. “Além da qualidade do estudo, o grande diferencial da Escola do SESC é o ensino integral, no qual os alunos moram e estudam na escola com todas as despesas educacionais pagas pelo SESC, além de assistência médica e odontológica durante os três anos do ensino médio”, explicou Gracy Brandão.

Nos três anos de estudos, os alunos tiveram oportunidade de participar dos mais diferentes projetos. Foram festivais publicitários, mostras de teatro, concursos de poesia, torneios esportivos. Mas os estudantes não participaram apenas como espectadores. Em vários projetos eram os protagonistas, o que resultou na formação de grupos como a Banda O´The Fishes, que venceu o FB Rock Fest 2010, e os Afromanos, grupo de hip hop da Escola.

A prática pedagógica da Escola SESC fundamenta-se em atividades que promovem a curiosidade intelectual, o aprendizado em tempo integral, o desenvolvimento físico, a criatividade, o pensamento crítico, e a troca de idéias e respeito às diferenças individuais e coletivas numa comunidade residencial de alunos e professores, que encoraja e valoriza a convivência com a diversidade que contribui para a formação de cidadãos proativos, íntegros, capazes de exercer papéis de liderança e transformação em suas comunidades.

Os passeios acadêmicos também fazem parte das experiências dos alunos. Seis deles passaram 15 dias na cidade de Boise, nos Estados Unidos, por intermédio de um programa de intercâmbio com a Riverstone International School. Outro grupo visitou as instalações do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Já o trabalho de conclusão de curso reuniu todos em uma viagem ao Pantanal, onde realizaram um estudo de campo interdisciplinar, sob o tema biodiversidade. O resultado é uma revista, toda elaborada pelos alunos, com entrevistas, artigos, reportagens, fotos e até vídeos.

 

Fonte: ASCOM, com informações da Assessoria de Divulgação e Promoção do Departamento Nacional do SESC