Educação Infantil

10/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

Espetáculo musical encerra a programação anual da educação infantil do SESC

 

Como encerramento de mais um ano letivo, alunos de 5 anos da Educação Infantil do SESC apresentam o espetáculo musical Coro Encanto. A festa, que acontece nos dias 11 e 12 deste mês, a partir das 16h, será realizada na área de vivência do SESC Deodoro, e é voltada para os alunos, pais, amigos e familiares.

O projeto Coro Encanto foi desenvolvido pela equipe pedagógica do Serviço Social do Comércio, e contou com o apoio do professor de música Amós Melodia, que ensinou e ensaiou as músicas com a criançada. Dois coros serão formados com a participação de 75 crianças em cada. O repertório da apresentação conta com músicas do cancioneiro popular, infantil e natalino, como, por exemplo, as músicas “De Teresina a São Luís”, “Bolha de Sabão”, “A Barata”, “Jingle Bells”, entre outras.

A concepção do projeto veio do fato de que a música faz parte de todos os momentos da vida, sendo apreciada desde cedo pelas crianças, através das canções de ninar e brincadeiras de roda, e estendendo-se à vida adulta.

“Esse projeto foi uma grande novidade para as crianças, buscamos fazer uma oficina com alguém especializado que pôde trabalhar com as crianças a técnica de respiração, entonação, percepção de ritmo e melodia, além da dramatização, pois tudo está associado ao movimento do corpo, transformando a atividade em algo lúdico, com a participação de um professor de música. E Em sala de aula, as professoras trabalharam as letras das músicas, os autores musicais, além da diversão em cantar e montagem do coro”, explica a coordenadora em exercício da educação infantil do SESC, Elenildes Figueiredo.

A festa de encerramento do ano letivo representa a culminância de um projeto de educação desenvolvido ao longo de três anos, pois a grande maioria dos alunos, que estão concluindo o ensino infantil, saem do SESC com domínio de leitura e com rendimento escolar muito bom e facilmente se relacionam com os novos colegas de classe, o que representa a conclusão de um ciclo de estudos.

Durante as oficinas de música os alunos da Educação Infantil desenvolveram a sensibilidade musical, o respeito ao próximo, a socialização e a afetividade, e puderam descobrir, brincar e explorar a linguagem musical. E o resultado do projeto pode ser apreciado nesses dois dias de confraternização, que fecham em grande estilo mais um ano letivo.

 

Educação Infantil

Baseado no método construtivista, uma educação baseada na interação com o meio acompanhando a curiosidade natural da criançada, o ensino infantil do SESC atende a 499 crianças com idade entre 03 a 06 anos, distribuídas em 20 turmas que funcionam nos horários da manhã e da tarde, na unidade SESC Deodoro, no centro de São Luis.

Onze assistentes educacionais, com formação em pedagogia e uma arte-educadora integram a equipe de profissionais que atuam na educação infantil. Com material didático próprio e gratuito, o SESC desenvolve um planejamento escolar baseado em brincadeiras de roda, jogos educativos (cruzadas, quebra-cabeças, caça-palavras, dominó); produção de textos escritos e conteúdos extraídos do cotidiano dos pequenos através de conversas, resumo didático, passeios e visitações.

“Não temos livros, as professoras se reúnem e transformam o conteúdo pesquisado em diversas atividades que serão desenvolvidas em sala de aula”, afirma a pedagoga do SESC, Aliete Martins, que acompanha as turmas para alunos de 5 anos de idade.

Com base nesse processo educacional, o SESC contribui para a formação de novos cidadãos, conscientes e responsáveis por seus atos e construtores de uma nova sociedade. O resultado desse trabalho é a satisfação dos pais, o aprendizado e a boa convivência das crianças. “Eu gosto muito do ensino do SESC, aqui minha filha aprende muito. Ela tem um grande conhecimento, conversa sobre tudo e é muito independente”, elogiou a mãe Gisele Ribeiro, que também estudou na educação infantil do SESC.