Uma noite de música e alegria

13/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Festa de encerramento do ano letivo da educação infantil

 

Música popular brasileira, cantigas de roda, canções natalinas e maranhenses. Foi com este repertório que o Coro Encanto, composto por crianças de 5 anos, alunos da educação infantil desenvolvida pelo sistema Fecomércio, por meio do SESC, emocionaram pais,  professores, amigos e familiares durante a festa de encerramento do ano letivo, que aconteceu nesse fim de semana, dias 11 e 12 de dezembro, na área de vivência do SESC Deodoro.

A festa caracterizou o encerramento do projeto Canto Coral desenvolvido pela equipe pedagógica do SESC com o apoio do professor de música Amós Melodia, que teve o objetivo de descobrir, brincar e explorar a linguagem musical a partir das vivências realizadas através de oficinas de musicalização e momentos divertidos em sala de aula, no qual as professoras trabalharam as letras das músicas, os autores musicais, e a montagem do coro.

 “De Teresina a São Luis” foi a primeira canção apresentada pelo primeiro grupo de crianças. Vozes afinadas, passos sincronizados, os presentes embarcaram no trem da cultura maranhense, e dançaram com o animado coro mirim.

O segundo grupo relembrou cantigas de rodas, presentes na memória da maioria dos pais. “Fui morar numa casinha” e “A Barata” foram as canções apresentadas que encantou  as diversas gerações que acompanharam o espetáculo, levando-os a resgatar as brincadeiras da infância.

As tradicionais canções natalinas “Jingle Bells” e “Bate o sino pequenino” foram cantadas pelo terceiro coro de crianças e levou os presentes a se prepararem para o período natalino que se aproxima. Vestidos de verde, azul e vermelho, as crianças dançaram e emocionaram os participantes da festa.

Para encerrar as apresentações de cada noite, as vozes infantis do Coro Encanto, uniram-se para apresentar a canção popular “Bolha de sabão”. As professoras e estagiárias da educação infantil do SESC acompanharam a criançada, fazendo bolinhas de sabão, em uma coreografia cheia de alegria que foi concluída por uma chuva de papel picado, encantando os familiares que acompanharam atentamente cada movimento das crianças.

A mãe Leonilma dos Reis, não continha a felicidade e o orgulho do filho Paulo Vinícius. “Eu adorei a festa, estou muito feliz pela apresentação do meu filho e toda a dedicação dos professores ao longo desse período que ele estudou aqui no SESC. Estou confiante que ele terá um ótimo rendimento na nova escola”, considerou a mãe.

A noite de apresentação também marcou o encerramento de mais uma etapa na vida das 150 crianças, de 5 anos, alunas da educação infantil do SESC, pois elas concluem o ensino infantil e deixam a Instituição preparadas para a convivência, a socialização e o aprendizado em uma nova escola para dar início a educação fundamental.

Todos os anos o SESC promove uma belíssima festa de encerramento do ano letivo, sempre focando um projeto desenvolvido ao longo do ano com as crianças, este ano, porém “é mais especial porque as crianças de 5 anos, devido a uma mudança proposta pelo MEC, estão deixando a Instituição e indo para o primeiro ano do ensino fundamental, depois de longo percurso de aprendizado”, explicou a Diretora de projetos Sociais do SESC, Telma dos Anjos.

A festa de encerramento do ano letivo representa também a culminância de um criterioso projeto de educação desenvolvido ao longo de três anos. Emocionada, a coordenadora em exercício da Educação Infantil do SESC, Elenildes Figueiredo, sente orgulho do trabalho realizado. “Estamos muito orgulhosos pelas crianças, pelos ensaios, o acompanhamento e o aprendizado. Sinto orgulho do compromisso dos pais, por terem preparado tão bem o figuro dos filhos, da equipe pedagógica que se uniu para realizar uma linda festa, diferente das demais formaturas, quebramos o protocolo e mostramos o que as crianças construíram e aprenderam”, destacou a coordenadora.

Balões coloridos, luzes e estrelas compuseram o cenário da festa encantando os olhos dos participantes. Para Edilene Vale, mãe de Gabriela, a festa estava linda e muito organizada. “O SESC está de parabéns pela organização e criatividade. Fiquei muito feliz ao ver a minha filha cantar, acompanhei os ensaios dela em casa, ela estava ansiosa pela apresentação”, elogiou.

Para a pequena Amanda Vitória, integrante do Coral Encanto, a canção “Bolha de sabão” foi a melhor. Para a sua mãe, Fabiana Salviano, a festa foi diferente e muito criativa, o que destaca o grande talento da equipe do SESC para atividades culturais. “a equipe pedagógica do SESC está aprovada, não apenas pelo trabalho pedagógico que desenvolvem em sala de aula, mas também pelo empenho em preparar atividades culturais como esta, unindo educação e música”, disse Fabiana.

Durante as oficinas de música os alunos da Educação Infantil desenvolveram, além do talento artístico a sensibilidade musical, o respeito ao próximo, a socialização e a afetividade. Para o professor de música Amós Melodia, esse período representou um desafiador e prazeroso trabalho. “Trabalhamos com as crianças durante um mês, foi um grande desafio montar um coro em tão pouco tempo, e o resultado foi muito satisfatório. Vê-las cantando, com autoestima e alegria representa o começo de um universo musical, despertando o lado artístico da criançada. Espero que os pais possam dar continuidade a esse trabalho”, incentivou o professor.

Com base nesse processo educacional, o SESC contribui para a formação de novos cidadãos, conscientes e responsáveis por seus atos e construtores de uma nova sociedade. O resultado desse trabalho é a satisfação dos pais, o aprendizado e a boa convivência das crianças.

Para a professora da educação infantil do SESC, Aliete Gonçalves, o sentimento que permanece é o êxito de ter alcançado um bom trabalho. “Sentimos uma grande alegria pelo trabalho desenvolvido durante esses três anos. Percebemos que as crianças um desenvolveram um grande aprendizado, conquistaram autonomia e saem daqui para dar início a um novo processo. Fica a saudade e a torcida para que elas sejam bem acolhidas e sejam tratadas com respeito na nova escola”, expressou a professora.