SESC estimula o contato de crianças com a poesia

14/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

A rua sempre fez parte do imaginário infantil. Pensando nisso o sistema Fecomércio, por meio do SESC, promove o espetáculo “Se essa rua fosse minha, eu brincava de poesia”. A apresentação, voltada para os alunos, pais, amigos e familiares,  faz parte da programação de encerramento do ano letivo das turmas de 6 anos da educação infantil do SESC, e será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, às 16h, no SESC Olho D’Água.

 

A apresentação faz parte do projeto “’Varal de Poesias”, desenvolvido desde outubro, através de estudos de escritores e oficinas de apresentação corporal e produção poética, possibilitando às crianças a vivência de todo o processo da produção poética e do espetáculo de interpretação da poesia, despertando o imaginário infantil, brincadeiras e estimulando as relações sócias em sala de aula.

 

O espetáculo contará com a atuação de cerca de 100 crianças, e promete levar pais, amigos e familiares participantes da festa, “a um passeio pelas inúmeras facetas da rua imaginária e poética, mostrando um espaço de possibilidades, descobertas, e diversão que por muito tempo foi lugar de encontros, brincadeiras e conversas”, explica a coordenadora em exercício da Educação Infantil do SESC, Elenildes Figueiredo.

 

A programação será desenvolvida a partir de quatro cenas. A primeira trabalhará o universo da poesia e a importância da rua através do poema “Tem de tudo nessa rua”, de Marcelo Xavier, que faz um resgate do ambiente da rua como lugar para paquerar, e comercializar produtos, focando os personagens dos vendedores. A poesia “Bolha”, de Cecília Meireles, e o poema “Brincando de não me olhe”, de Elias José, compõem o segundo momento, no qual, as crianças apresentarão um jogo de palavras muito utilizado para estimular a criatividade.

 

Dando continuidade ao espetáculo, a terceira cena trabalhará os sonhos, através da encenação da poesia “Festa do arco-íris”, de Elias José, que conta a história de uma menina de rua que sonhava em ser bailarina. A cena também fará uma alusão ao ato de dormir, ressaltando o medo de muitas crianças nesse momento da noite. A quarta cena vai retratar o desejo em tornar a rua agradável, segura e tranqüila, transformando-a em uma extensão da casa e dos amigos, na qual as crianças podem brincar. Para compor a apresentação, será encenado o poema “Paraíso”, de José Paulo Paes.

 

“Estamos preparando uma linda festa, espero que os pais gostem do resultado do projeto que permitiu às crianças o contato com brincadeiras contadas e faladas, bem como a poesia, aprendendo como é estruturado um espetáculo, a produção de cenas e o recorte temático da poesia”, enfatizou a coordenadora Elenildes Figueiredo.

 

A festa representa também a culminância de um projeto de educação desenvolvido ao longo de três anos, pois esses alunos estão concluindo o ensino infantil, que vai de 3 a 6 anos de idade, e saem do SESC com domínio de leitura e com rendimento escolar muito bom e facilmente se relacionam com os novos colegas de classe, o que representa a conclusão de um ciclo de estudos.