Projeto Musicar

17/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças em fase de desenvolvimento e aprendizado. Pensando nisso, o sistema Fecomércio, por meio do SESC, desenvolve há quatro anos o Projeto Musicar através do qual crianças e adolescentes, com idade entre 08 e 17 anos, estão tendo a oportunidade de convivência com a música. E neste sábado, 18, acontece o encerramento do projeto com apresentação de alunos e da orquestra “Tocando Choro” do Maiobão, às 9h, no auditório do SESC Turismo.

Composições de César Nascimento, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira e Heitor Villa Lobos fazem parte da programação. A orquestra “Tocando o Choro” promete emocionar o público com as músicas Chorinho, de Pixinguinha; Brejeiro, de Ernesto Nazareth; Gente Humilde, de Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes; além da canção natalina Noite Feliz, de Joseph Mohr e Franz Gruber.

Uma iniciativa do SESC Maranhão, em parceria com o Departamento Nacional do SESC, o Projeto teve início no dia 25 de novembro de 2006, no bairro Maiobão. Nessa época, crianças e jovens participaram de cursos de flauta doce, violão, percussão e canto coral. O trabalho fez tanto sucesso na comunidade que o SESC estimulou a formação de uma orquestra de choro, com a inclusão de mais cursos de instrumentos musicais, como cavaquinho e bandolim.

Desse trabalho, resultou a Orquestra “Tocando Choro” e a paixão pela música, que estimulou a inserção de vários jovens na continuidade ao estudo da música. Com um repertório voltado para os compositores de chorinho, a orquestra realizou várias apresentações em São Luís.

Diante dos resultados positivos, em 2010, o SESC propôs a ampliação do projeto, na Escola Comunitária “Orlando Araújo, localizada no bairro Divinéia. No local, crianças e adolescentes da comunidade, puderam ter o contato com a música através dos cursos de flauta doce, percussão, canto coral, violão e prática de conjunto. “Dessa vez, o foco do projeto foi utilizar a música como instrumento de educação e inserção social, contribuindo para a formação do aluno, tanto musicalmente como socialmente”, explica a coordenadora do projeto Musicar, Leonildes Carvalho, arte-educadora do SESC.

No bairro Divinéia, as aulas foram realizadas no período de julho a dezembro. Sempre aos sábados, no horário de 08h às 12h, com a participação de 55 crianças e adolescentes. Durante as lições, os alunos aprenderam técnicas de relaxamento corporal; realizaram exercícios lúdicos como cantar, identificar e imitar sons; além de dançar, ouvir e tocar instrumentos sonoros através de atividades teóricas e práticas de instrumentos.

Segundo a coordenadora Leonildes Carvalho, o Musicar vai além de uma oficina de instrumento, “ele contribui para a ampliação cultural de crianças e adolescentes através do estudo da música e o desenvolvimento de habilidades artísticas e socioculturais, uma oportunidade em que todos participam ativamente do processo, seja como ouvintes, intérpretes, compositores ou improvisadores” explica a coordenadora.

Todo o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais do SESC foi acompanhado pelos pais que bimestralmente participaram de reuniões com a coordenação do projeto para repasse de informações e avaliação das ações desenvolvidas.

A coordenadora acrescenta que importantes reflexões surgiram desse trabalho no campo da educação musical, o que a leva a compreender que “o ensino significativo da música deve ser visto não só como uma expressão artística, mas principalmente, como manifestação cultural onde o homem percebe, pensa, gosta, ouve, sente e faz”, destaca Leonildes.

Trabalhando a música como um bem cultural, e acreditando que o conhecimento musical não deve ser privilégio de poucos, o projeto musicar já beneficiou cerca de 300 crianças e adolescentes.

E neste sábado, uma grande festa marca o encerramento das atividades de 2010, na qual integrantes do projeto do bairro Divinéia e a orquestra “Tocando Choro” se encontram para apresentar os resultados da sensibilização musical realizada durante todo o período de duração do projeto, uma oportunidade no qual pais, professores e alunos estarão reunidos para um show de talento e aprendizado.